O município de Contagem localiza-se na região central do estado de Minas Gerais e integra a Região Metropolitana de Belo Horizonte. É o terceiro município mais populoso do estado com 658.580 habitantes, segundo estimativa de 2017 divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Cerca de 99,1% de sua população vive em áreas urbanizadas.
Sua localização privilegiada ajudou o município a transformar-se em um centro agregador importante de atividades manufatureiras, bem como de atividades voltadas para as áreas de comércio e serviços.
A vocação industrial de Contagem foi marcada pela construção de seu primeiro distrito industrial: a Cidade Industrial Coronel Juventino Dias, na década de 40. Tal iniciativa trouxe ao município grandes investimentos em infraestrutura, sobretudo transporte e energia. Inicialmente os investimentos foram direcionados para os ramos tradicionais da indústria como metal mecânico e minerais não-metálicos. A partir da década de 50 e 60, com a criação do Centro Industrial de Contagem (1966), a indústria do município foi diversificada passando a agregar indústrias de bens de capital e de consumo durável.
A partir das duas últimas décadas o município também vem atraindo os segmentos mais modernos da indústria com destaque para os ramos da indústria de equipamentos eletro eletrônicos e de comunicação e da indústria de alimentos e, mais recentemente, segmentos da indústria 4.0 com a chegada de um importante centro de inovação e logística. Contagem também se destaca pela expansão das atividades voltadas para o comércio e serviços.
Contagem possui 7 distritos industriais, sendo 6 geridos pela Prefeitura Municipal de Contagem, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, e 1 particular.
As atividades desenvolvidas nos distritos são múltiplas, abrangendo principalmente: indústria automotiva, indústria metalmecânica, produção de minerais não metálicos, indústria eletroeletrônica, indústria química, tecnologia da informação (TI), fármacos e ciências da vida, fabricação de polímeros (borracha e plástico), indústria moveleira, alimentos e bebidas, confecção de artigos de vestuário e acessórios, indústria gráfica, fabricação de equipamentos médico hospitalares e instrumentos de precisão, dentre outras.
Aliado a grande diversificação de seu parque industrial, o município também agrega uma rede de serviços especializados, universidades, escolas técnicas de formação profissional e um mercado consumidor promissor.
Fonte: CONTAGEM – Escolar, histórico, geográfico e cultural. Disponível em: http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/comunicacao/atlascontagem.pdf.
Acesso em: 15 ago. 2012.
Instituto de Geociências Aplicadas – IGA (CETEC) / Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Quadro 1 – Principais características
Ano de instalação
1948 |
Mesorregião
Metropolitana de Belo Horizonte |
Microrregião
Belo Horizonte |
Área
195,268 km² |
Perímetro urbano
84,5 km² |
Área urbanizada
6.521,16 (ha) |
Densidade demográfica (Censo 2010)
3.090,33 hab./km² |
População (Censo 2010)
603.442 hab. |
IDHM 2010
0,756 |
Fonte: CONTAGEM – Atlas Escolar, histórico, geográfico e cultural. Disponível em: http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/comunicacao/atlascontagem.pdf. Acesso em: 15 ago. 2012. Instituto de Geociências Aplicadas – IGA (CETEC) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem
Quadro 2 – Características Geográficas
Altitude
Média: 933 metros acima do nível do mar (referência: Estação Ferroviária Bernardo Monteiro) |
Relevo
Formação de colinas côncavo-convexas; em geral as altitudes variam entre 900 e 1000 metros, com declividades predominantes nas faixas entre 12% e 50%. |
Clima
Tropical de altitude com verões quentes e chuvosos. |
Temperatura
Média anual: 21,1 ºC Média máxima anual: 27,1ºC Média mínima anual: 16,7ºC |
Índice médio pluviométrico anual
1.491,3 mm |
Bacias
Rede alimentada pela bacia do Rio São Francisco através de seus afluentes: Rio Paraopeba e Rio das Velhas. |
Reservatório natural
Represa: Várzea das Flores: capacidade para armazenamento de 44 milhões de m² |
Principais rios
Ribeirão Betim Ribeirão do Cabral Represa Várzea das Flores |
Fonte: CONTAGEM. Atlas Escolar, histórico, geográfico e cultural. Disponível em: http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/comunicacao/atlascontagem.pdf. Acesso em: 15 ago. 2012.
Instituto de Geociências Aplicadas – IGA (CETEC)
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Elaboração: Observatório Socioeconômico de Contagem