Para se administrar um município se faz necessário conhecê-lo, e este conhecimento advém de um conjunto de dados muito diverso, proveniente de uma miríade de fontes, tanto internas, resultado do trabalho da própria administração, quanto externas, produto de instituições das diferentes esferas públicas e entes privados.
Identificar, coletar, reunir estes dados é uma tarefa de singular importância, porém a verdadeira agregação de valor se dá no trabalho de comparar e contrapor os diferentes conjuntos de dados e produzir nova informação que, contextualizada, seja capaz de prover o entendimento de uma realidade.
O Observatório Socioeconômico de Contagem foi uma inovação na administração municipal ao sistematizar a produção e divulgação de informações de caráter social e econômico aos gestores públicos e a sociedade em geral, provendo os elementos necessários para que estes possam ter uma visão da realidade do município.
Esta ferramenta é resultado de um trabalho desenvolvido no decorrer de diferentes gestões, sendo apoiado por diversos profissionais em cada uma de suas fases.
Lançamento do Observatório Socioeconômico de Contagem na Faculdade UNA de Contagem em julho de 2018.
Lançamento do Observatório Socioeconômico de Contagem na Faculdade UNA de Contagem em julho de 2018.