Cônsul italiano visita a Prefeitura de Contagem
O cônsul italiano em Belo Horizonte, Dário Savaresi, visitou o prefeito Alex de Freitas em 25 de fevereiro de 2019. O prefeito de Contagem colocou-se à disposição para colaborar com missões ítalo-mineiras que venham a ocorrer, principalmente com o objetivo de inserir o município na rota de novos negócios, sejam no contexto empresarial ou de intercâmbio cultural. “Estamos abertos a novos investimentos, inclusive, informando que Contagem está em processo de expansão industrial, em nova área voltada para empresas não-poluentes, cuja aprovação do novo parque segue as diretrizes do novo Plano Diretor, da Lei de Uso e Ocupação do Solo e da legislação ambiental”, destacou Alex de Freitas.
“Nosso foco é colocar o município em posição à altura do seu nome, história e crescimento, pois temos um governo progressista, sempre alinhando o desenvolvimento econômico com o social de forma sustentável. Queremos aperfeiçoar a vocação industrial, de serviços, de comércio e social. E para tanto, procuramos conhecer os exemplos do que há de melhor e de mais moderno no mundo lá fora”, acrescentou o prefeito.
Conforme informou Alex de Freitas ao cônsul, Contagem já tem uma história antiga de agregar empresas italianas, como a Fiat/Allis e a fábrica de tratores CNH, dentre outras. Também informou aos visitantes sobre os projetos de obras viárias e de transporte de passageiros em andamento no município como viadutos, terminais de ônibus, a avenida Maracanã, que vai reduzir o tempo de viagem até a região de Vargem das Flores (onde estará a novo parque industrial) e o projeto de expansão do metrô à estação Novo Eldorado.
O prefeito disse aos visitantes que, após o feriado do Carnaval, vai retomar, com os novos governantes estadual e federal, as conversas sobre os recursos e as contrapartidas para essas obras de vulto, cujos projetos foram iniciados nos últimos anos e dos quais Contagem precisa para o seu desenvolvimento viário e o progresso econômico.
O cônsul italiano Dário Savaresi afirmou que vai fazer visitas políticas e às entidades empresariais e culturais nas principais cidades mineiras. “A minha meta é estreitar ainda mais a amizade ítalo-mineira que já é bastante calorosa, não ficando apenas na capital, mas visitando outras cidades urbanas, históricas e progressistas”, disse o cônsul, que agradeceu a recepção do prefeito de Contagem.
Também acompanharam o cônsul italiano em suas visitas a Contagem, o secretário-geral da Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura de Minas Gerais, Leonardo Freitas, além do assessor de Relações Institucionais e Internacionais da Prefeitura, Igor Tameirão, e do secretário municipal de Comunicação, José Luiz da Silva Borel. Na oportunidade, Leonardo Freitas convidou o prefeito e seus assessores a participarem do Seminário “Indústria 4.0” a se realizar no dia 9 de maio, com a presença de três empresas italianas.
Visita à CNH Tratores
Em seguida à visita ao prefeito, o cônsul Dário Savaresi foi conhecer a fábrica de tratores CNH Industrial, em companhia do secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedecon), Saint Clair Terres. O cônsul italiano também foi convidado a realizar nova reunião em Contagem, na sede da Sedecon, para conhecer o parque industrial e a autarquia que administra o Centro Industrial de Contagem (Cinco), com o objetivo de colaborar na atração de novos investimentos italianos para o município.
Equipe econômica estreita laços com Consulado da Itália
Empresas de capital italiano têm presença significativa em Contagem. Para apresentar projetos da área econômica e estabelecer acordos de cooperação foram realizadas reuniões entre representantes do prefeitura e do Consulado da Itália no mês de fevereiro de 2017. A consulesa Aurora Russi destacou a importância de Contagem para a economia mineira, reconhecendo a relevância da criação de um elo formal com a Câmara Ítalo-brasileira de Comércio, Indústria e Artesanato de Minas Gerais com foco na educação, planejamento e desenvolvimento econômico e colocando à disposição todas as ferramentas do Consulado que possam colaborar para a atração de investimentos e a troca de informação e cultura entre Brasil e Itália.