UPA Sede deixa de receber pacientes com Covid-19 e passa a atender pacientes de clínica médica para internação

A Secretaria de Saúde de Contagem informa que os áudios que circulam nas redes sociais sobre o fechamento da UPA Sede não condizem com os fatos.

Continuamos no enfrentamento à pandemia e colocando em prática estratégias para melhorar a assistência.

Desde ontem, 3 de setembro, a UPA Sede, que era um dos centros de referência de internação de casos de Covid-19 em Contagem, deixou de receber pacientes com coronavírus. O local está sendo desinfectado e a partir de terça feira, 8 de setembro, será uma Unidade Referenciada para Internação de Pacientes de Clínica Médica, de casos que não são de coronavírus. A medida é uma forma de ampliar o atendimento, já que a demanda de internação de casos que não têm relação com a Covid-19 têm aumentado.

Poderão ser criados até 30 leitos de internação. Com isso, a UPA Sede se torna uma extensão do Hospital Municipal de Contagem, já que o HMC está com grande parte do espaço físico ocupado, devido à criação das alas para atendimento exclusivo à Covid.

Ressaltamos que a atitude é uma medida importante para que a população que necessita de leitos de Clínica Médica não fique desassistida.

As internações referentes a casos de Covid continuam sendo realizadas no Hospital Municipal de Contagem e no Hospital de Campanha de Contagem (Hospital Santa Helena).

Após o fim do período de calamidade, a UPA Sede retomará a assistência a casos de urgência e emergência.

 

 

Repórter: Júlio César Santos 
Data: 04/09/2020