Contagem conta com mais de 70 Unidades Básicas de Saúde
A Prefeitura de Contagem realiza mais uma ação buscando garantir mais qualidade de vida à população. Desde a última sexta-feira (18), por meio da Secretaria de Saúde, o Programa de IST/Aids treina médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) para realizarem aconselhamento e testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Essas doenças são conhecidas como Infecções Sexualmente Transmissíveis.
A ação, além de capacitar os profissionais da rede básica para o manejo do teste rápido, promove a articulação entre o Centro de Testagem e o Aconselhamento (CTA) e as Unidades Básicas de Saúdes (UBS’s). O ideia é ampliar as ações de prevenção e priorizar o diagnóstico precoce. O CTA é um serviço de saúde da rede SUS que promove o acesso ao aconselhamento e à testagem para o diagnóstico de HIV, das Hepatites B e C e da Sífilis.
Descentralização do serviço
Até dezembro de 2018, os usuários que precisavam fazer a testagem rápida se deslocavam até o Centro de Consultas Iria Diniz. Em janeiro deste ano, a gestão implementou um CTA no CCE Ressaca.
Porém, a demanda pela testagem e necessidade de descentralização levou à Secretaria Municipal de Saúde a ampliar ainda mais o acesso. Somente no CCE Iria Diniz, segundo o coordenador do programa IST/Aids e Hepatites Virais, Paulo Henrique Teixeira, são realizadas em média 300 testagens mensalmente, de segunda a quinta-feira. “Os profissionais passarão por duas etapas da capacitação: a teórica e a prática. A nossa expectativa é que as UBS`s de Contagem passem a ofertar testagem e aconselhamento num prazo de seis meses”, destacou Paulo.
A enfermeira da UBS Hilda Efigênia, na regional Nacional, destacou a importância dessa ação. “Vamos facilitar a vida de quem precisa do serviço”, finalizou.
Repórter: Lucas Santos
Foto: Adelcio R. Barbosa
Data: 23/10/2019