UBS Vila São Paulo promove capacitação para tornar atendimento mais qualificado para usuários

Foto: Fábio Silva

Com o objetivo de oferecer cada vez mais um atendimento qualificado com eficiência a quem procura os serviços de saúde e proporcionar um ambiente harmonioso e produtivo para os servidores, a Unidade Básica de Saúde Vila São Paulo está capacitando seus funcionários.

“Temos buscado que todos os profissionais participem da construção diária desse trabalho, dessa conscientização. Se utilizando para isso da liberdade e do respeito uns com os outros e com o usuário, para resultar em um acolhimento humanizado. Temos buscado com a capacitação cotidiana provocar a equipe para que ela se coloque no lugar do outro, ensinando sempre a adversidade”, destacou a gerente da unidade, Viviane Gonçalves.

Ela conta que a capacitação tem sido contínua, mostrando aos profissionais como melhorar no dia a dia da unidade dando respostas mais assertivas aos variados estímulos, fruto da interação entre funcionários e destes com a população. “Estamos construindo um ambiente em que mostramos a importância de agir com empatia, honestidade, paciência, ficando atento tanto à saúde física quanto emocional. Dessa forma, os funcionários percebem que o trabalho na unidade é uma missão de todos nós, enquanto equipe, indo além dos médicos e enfermeiros”.

O objetivo da estratégia é buscar a redução das reclamações dos usuários, fazer uma abordagem mais acolhedora, gentil e leve. “O acolhimento humanizado ajuda a evitar conflitos, cenários violentos e desrespeito entre os envolvidos, reduzindo dessa forma a ocorrência de eventos negativos e estressantes. Isso, inclusive, para estimular um retorno dos usuários e evitar que eles busquem a atenção secundária de forma indevida”, completa Gonçalves.

Mudanças que já são sentidas pela população, como é o caso do autônomo, Sandro Rogério Oliveira, que esteve na unidade em busca de ajuda profissional, contra um forte mal estar, dores pelo corpo, com suspeita de Covid, que não se confirmou. “Eu senti que foi um atendimento muito humano, atencioso, digno, em que a pessoa se sente respeitada pelos profissionais de saúde”.

A capacitação também propõe uma gestão participativa, com a abertura de espaços para feedback, sejam elas sugestões ou críticas. “Ao valorizarmos os profissionais, dando-os acesso a treinamentos com atualização, eles tendem a se sentir valorizados”.

A busca por um ambiente mais harmonioso, resolutivo, inclui também a escolha mensal de uma tema que enfeitará o espaço, com alguma decoração.

A UBS Vila São Paulo pertence ao Distrito Sanitário Industrial e conta, atualmente, com 35 servidores. Ao todo são três equipes de saúde que atuam na unidade, sendo cada uma responsável por três mil pessoas. Além da Vila São Paulo, a UBS atende também a Vila Barraginha, Vila Itaú, Parque Arrudas e uma parte do Jardim Industrial.

 

Repórter: Jefferson Lorentz