SUS Contagem promove treinamento institucional para servidores

Foto: Fábio Silva/PMC

Na última quinta-feira (12/01), a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde- SMS, iniciou o “Curso de Gestão e Habilidades Gerenciais”, elaborado pela Diretoria de Desenvolvimento Humano e Educação Permanente.

O curso direcionado aos gestores da SMS está sendo realizado na sala de metodologias ativas UNA Contagem, com aulas expositivas, apresentadas por gestores de cada pasta de conhecimento, com carga horária total de 16h horas. Ao todo, 60 gerentes das Unidades Básicas de Saúde – UBSs, da Superintendência de Atenção à Saúde, participam do treinamento. Eles foram divididos em duas turmas. A capacitação tem previsão de encerramento no dia 20/01.

O objetivo da ação educativa é aprimorar as atribuições de gestores, que administram UBS e distritos sanitários, bem como a estrutura organizacional na qual estão inseridos na Superintendência de Atenção à Saúde.

A diretora da atenção básica, Kacilda Silva, destacou a importância do treinamento. “A gente viu a necessidade de trabalhar com gerentes e com o que eles precisam fazer no dia a dia do serviço, além de melhorar a performance deles no território.”.

No primeiro dia de treinamento, foram abordados temas relacionados à atenção especializada, urgência ou secundária. Desta maneira, no final do curso, os servidores terão conhecimento sobre os processos fundamentais para gestão em saúde do município, além de aprimorarem suas habilidades gerenciais, podendo administrar sua lotação de maneira mais assertiva.

“Esse é o primeiro treinamento institucional de gerência da atenção básica que a gente está fazendo. Queremos capacitá-los da melhor maneira, para que eles tenham uma formação continuada e se apropriem melhor do serviço ou da responsabilidade deles no serviço”, diz a diretora.

A gerente da UBS Jardim Bandeirantes, Sueli Santos, contou que o curso tem sido muito bom e destaca como ele auxiliará sua equipe. “Tem muitas pontuações que são importantes para o nosso dia a dia, principalmente, nós que lidamos com o público, com usuários. Hoje, a gente pôde tirar muitas informações para levar pros nossos usuários e para a equipe também.”

“Nós sabemos o que está escrito, mas ver uma pessoa explicar, você aprende muito mais. Eu já anotei várias coisas que quero levar amanhã para a equipe, para eles saberem o que fazer se acontecer um pico de energia ou se tiver um outro problema, por exemplo”, diz a gerente.

Clique aqui e confira a galeria de fotos

Clique aqui e confira a galeria de fotos

Estagiária Ana Cecília Araújo sob supervisão de Laura Oliveira

Data de publicação: 16/01/2023