Foto: SMS/PMC
Buscando fortalecer a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, o SUS Contagem oferece Lian Gong em 18 terapias para a população. Atualmente, no município, o encaminhamento para realização da prática é de acordo com a avaliação da Equipe de Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde – UBSs de referência.
O Lian Gong em 18 terapias exercita o corpo por meio de movimentos suaves e firmes, com respiração correta e profunda, o que tranquiliza a mente e desacelera as emoções. Esta é uma das práticas integrativas e complementares reconhecidas e recomendadas pelo Ministério da Saúde.
Segundo a referência técnica do Núcleo de Promoção à Saúde e Equidade, Handula Janine, a prática milenar chinesa traz benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. “Para o corpo, ajuda no fortalecimento dos ossos e dos músculos, melhora a resistência física, a mobilidade das articulações, respiração, circulação do sangue, além da postura de forma global. Já para a mente, contribui para o controle das emoções, diminuição da ansiedade e da depressão, promoção do autocuidado, melhora da concentração e da autoestima. O Lian Gong em 18 terapias é considerado preventivo e terapêutico, porque a prática coloca em movimento o “Chi”, que é a energia vital de cada pessoa”, explicou.
A referência técnica ainda explica que “para participar, o usuário precisa estar sendo acompanhado pela unidade de referência, onde é feita uma discussão sobre o caso do paciente e, se necessário, é realizado o encaminhamento para o grupo”.
Atualmente, Contagem conta com 66 profissionais capacitados na prática, que são distribuídos nas UBSs da cidade. Os encontros acontecem duas vezes por semana e tem duração de até 50 minutos.
A servidora pública Tatiana Cunningham, que recentemente começou a participar da prática, contou que “o Lian Gong é muito interessante, uma ótima forma de começar o dia. A gente se sente mais alongado, dá mais bem-estar, além de ficar mais disposto para o trabalho”.