A equipe de avaliação rápida já realizou mais de 240 atendimentos.
Entre as varias ações de combate à Covid-19 que vem sendo feitas no município, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), criou uma equipe de atendimento rápido, que tem como objetivo a coleta de exames em domicilio e avaliações rápidas do estado de saúde de pacientes acamados, telemonitorados e de asilos.
“Nesse momento em que vivenciamos uma pandemia, alguns pacientes sintomáticos têm evitado procurar atendimento nas UBS’s. Isso nos chamou atenção e foi motivo de preocupação porque o estado de saúde de quem é COVID positivo pode piorar muito rapidamente, principalmente nos idosos e pessoas com comorbidades. Nesse contexto criamos essa equipe para fazer avaliações rápidas do quadro de saúde dos pacientes e para fazer coletas de exames in-loco (quando necessário), sem a necessidade de encaminhar para alguma equipe de saúde”, explicou o diretor de atenção domiciliar, Erivelton Cordeiro Carvalho.
A equipe de avaliação rápida já realizou mais de 240 atendimentos. Até o momento, não foi preciso encaminhar nenhum paciente atendido a uma unidade de saúde. A equipe do SAD chega aos pacientes por meio de demandas vindas do telemonitoramento, dos Distritos Sanitários, asilos, Unidade Básica de Saúde (UBS) e Vigilância em Saúde.
Repórter: Nelson Augusto
Foto: Divulgação
Data: 03/07/2020