Secretaria de Saúde amplia central de teleatendimento para tirar dúvidas sobre o coronavírus

Foto: Divulgação

Os moradores de Contagem poderão contar com mais números de telefones para ligar e receber orientações sobre o coronavírus

 

Entre as ações promovidas para proteção e combate à Covid-19, a partir da próxima segunda-feira (30), os moradores de Contagem poderão contar com mais números de teleatendimento (call center) para tirar dúvidas da população sobre o coronavírus. Para tanto, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliará a central de atendimento telefônico, que desde o dia 19 deste mês, opera com uma equipe de profissionais da saúde nos atendimentos à população.

O contato poderá ser feito de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelos números: (31) 3198-7351 / (31) 3198-7353 / (31) 3198-7368 – ou pelo número: (31) 3198-1535 (atendimento 24h – todos os dias da semana).

Call center para atender ligações da população

Desde 19 de março, os moradores de Contagem contam com o serviço 24 horas de teleatendimento especializado em questões ligadas à doença pelo número: (31) 3198-1535. O call center faz parte do plano de contingência da prefeitura para o combate do coronavírus e tem o objetivo de tirar dúvidas e evitar aglomerações desnecessárias nos centros de saúde da cidade.

Por meio do call center, equipes de saúde avaliam os casos suspeitos, dão as devidas diretrizes e acolhimento de forma humanizada aos usuários. O serviço conta com enfermeiros e médico. “No atendimento, os enfermeiros fazem a triagem como se fosse a UPA, em seguida o médico avalia o caso, se é necessário procurar uma unidade de saúde”, explica Lucine Dornelas, coordenadora do call center.

A iniciativa foi feita pela Secretária Municipal de Saúde (SMS). Desde o início dessa iniciativa, já foram atendidas 643 pessoas.

É importante que a população continue seguindo as principais indicações:

  • Ficar em casa;
  • Sair de casa somente em caso de extrema necessidade e evitar aglomerações de pessoas;
  • Manter o ambiente domiciliar ventilado;
  • Lavar as mãos com água e sabão;
  • Fazer uso do álcool gel quando não puder lavar as mãos com água e sabão;
  • As pessoas que estão sadias não precisam usar máscaras;
  • Evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal (celulares, talheres, canetas)                                                     

               

 

Tayná Oliveira/Laura Oliveira (sob supervisão de Júlio César Santos)

Data: 27/03/2020