Ressaca e Nacional se vestem de laranja contra o câncer de pele

Dezembro encerra o ano colorindo a chegada do verão. O mês dedicado ao combate ao câncer de pele, nomeado de ‘Dezembro Laranja’ é comemorado mais uma vez em Contagem. A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nessa terça-feira (11), na região do Nacional, a segunda edição do Dezembro Laranja – Se exponha mas não se queime.

A ação promovida pelo Centro de Consultas Especializadas Ressaca (CCE), em parceria com o Distrito Nacional, teve como objetivo promover a prevenção e alertar sobre os perigos da exposição ao sol sem protetor solar. O encontro teve como foco os Agentes de Combate as Endemias (ACE) e os Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Em Contagem, tanto os Agentes de Endemias quanto os Agentes de Saúde recebem protetor solar. O município conta com mais de 400 ACS e cerca de 550 ACE. A gestora do CCE Ressaca, Júlia Mendes, destaca a escolha o público alvo. “Além da alta exposição ao sol, eles têm contato direto e diariamente com a população, então além de se prevenirem eles são um canal de transmissão de conhecimento”.

Mais de 100 agentes de Saúde e Endemias participaram da ação. Entre as participantes estava Fabiana Pereira. Há mais de três anos atua como Agente de Combate a Endemias, na região. Ela destacou que sempre usa o protetor solar, sobre o encontro destacou a importância para tirar alguns questionamentos. “Achei muito bom, estava sem saber a maneira correta de usar o protetor solar”.

A dermatologista do CCE Ressaca, Tissiane Gomes, palestrou e tirou dúvidas sobre a doença ao longo da ação. Voltando as questões de Fabiana, ela estava sem saber o número de vezes que se deve passar o protetor ao longo do dia. Tissiane foi enfática, “para quem trabalha boa parte do dia no sol deve passar protetor solar de três em três horas, além disso, o protetor deve ter o fator acima de 30”, concluiu a dermatologista.

Ao final do evento, os participantes ganharam um kit contendo protetor solar e dicas para cuidar da pele.

CCE Ressaca

O CCE Ressaca, localizado no bairro São Joaquim, fica em uma área central, para que possa atender as regiões do Ressaca e Nacional. Somando, as duas regionais chegam ao número de 200 mil moradores. O objetivo do CCE Ressaca é descentralizar o atendimento. Antes o morador tinha que se deslocar até o Eldorado.

A gestora do CCE Ressaca, Júlia Mendes, destaca que o empenho que a unidade de saúde empreendeu na região do Nacional. “Estamos muito felizes pela grande adesão dos usuários do Nacional, conseguimos praticamente zerar a fila de espera da cardiologia na região. Graças, também, ao empenho dos Agentes Comunitários de Saúde que zelam pela região”.

ACS e ACE

O Agente Comunitário de Saúde (ACS) é o profissional responsável por atuar na promoção e prevenção da saúde, mapeando e encaminhando pessoas ao serviço de saúde. O agente participa, com as equipes de saúde e a comunidade, da elaboração, programação, avaliação e reprogramação do plano de ação local de saúde.

O Agente de Combate a Endemias (ACE) promove visitas aos imóveis e outras localidades com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de Chagas. Participa, também, das ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva.

 

Repórter: Lucas Santos

Foto: Adelcio Ramos Barbosa

Data: 11/12/2018