O treinamento aconteceu no auditório da UNA Contagem com palestras de especialistas
No último domingo do mês de janeiro comemora-se o Dia Mundial contra a Hanseníase. Para lembrar a data e esclarecer dúvidas sobre a doença, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu, na terça-feira (28), uma capacitação com os profissionais da saúde de todas regiões da cidade em relação à prevenção da Hanseníase.
O treinamento aconteceu no auditório da UNA Contagem com palestras da dermatologista, Maria Thereza, e da terapeuta ocupacional, Aliene Gomes. O objetivo desta ação, segundo o enfermeiro referência de Hanseníase do Centro de Consultas Especializadas Iria Diniz, Eduardo Barbosa foi “aperfeiçoar o atendimento dos usuários portadores da doença, que é cercada de mitos e preconceitos”.
Um dos participantes da capacitação, o enfermeiro da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Bandeirantes, Moisés Elias, elogiou a iniciativa. “Mesmo sendo uma doença antiga ela vem acometendo as pessoas até hoje. Quanto mais estivermos treinados e preparados para atender, melhor para a população”, explicou
O que é Hanseníase?
É uma doença infecciosa, antigamente conhecida como lepra. Ela tem cura, porém, pode causar incapacidades físicas se demorar ter um diagnóstico ou se o tratamento for inadequado.
Repórter: Tayna Oliveira
Foto: Fábio Silva
Data: 31/01/2020