Na próxima segunda (30/1) e terça-feira (31/1), a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, promoverá ações de testagens quanto à hanseníase para a população. A iniciativa visa diagnosticar a população, assim como fazer esclarecimentos sobre a doença e combater preconceitos a respeito. Serão, ainda, realizadas avaliações clínicas da pele e testes de sensibilidade em dez pontos estratégicos do município. Se necessário, o usuário será encaminhado para realização de exame laboratorial (baciloscopia) ou avaliação com especialista.
Esta é uma iniciativa dentro do “Janeiro Roxo”, que a Prefeitura, por meio da Secretaria de de Saúde, atua de forma significativa nas ações de prevenção contra a hanseníase.
As avaliações serão realizadas nesta segunda-feira (30/1), das 13h às 17h, no CAE Iria Diniz; na terça-feira (31/1), das 7h às 10h, no CAE Ressaca, e nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs Novo Eldorado, Vila São Paulo, Nacional, Campo Alto, Arpoador, Riacho, Praia e Retiro, das 8h às 17h.
Para realizar a avaliação clínica, basta a população comparecer aos locais credenciados, portando documento de identificação com foto e Cartão Nacional de Saúde. Os testes acontecerão por demanda espontânea, não havendo necessidade de agendamento prévio.
A população pode realizar a avaliação, principalmente, os usuários que tiverem contato com casos positivos da doença.
Hanseníase
A hanseníase é uma doença de evolução crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que atinge pessoas de ambos os sexos, em qualquer idade. A sua transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva eliminadas na fala, tosse e espirro, em contatos próximos e frequentes com doentes que ainda não iniciaram tratamento e estão em fases adiantadas da doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil ocupa a segunda posição do mundo entre os países que registram casos novos. Em razão de sua elevada carga, a doença permanece como um grave problema de saúde pública no país, sendo de notificação compulsória e investigação obrigatória.
Por isso, todas as pessoas que convivem ou conviveram com o infectado devem ser examinadas.
O tratamento é realizado com a associação de três antimicrobianos. Além das medicações serem seguras e eficazes, para a cura ser obtida é necessário que o cuidado seja feito da forma correta. A duração do tratamento varia de acordo com a forma clínica da doença, variando de seis a doze meses. Importante ressaltar que ainda no início do tratamento a doença deixa de ser transmitida.
O SUS Contagem disponibiliza o tratamento e acompanhamento dos pacientes nas Unidades Básicas de Saúde – UBSs de referência e Centro de Atenção Especializada Iria Diniz, não sendo necessária internação.
Confira o cronograma de testagem:
30/1 (Segunda-feira)
CAE Iria Diniz – 13h às 17h.
Avenida João César de Oliveira, 3620 – Eldorado.
31/1 (Terça-feira)
Distrito Eldorado
UBS Novo Eldorado – 8h às 17h.
Rua Rua Tubira, 173 – Santa Cruz
Distrito Industrial
UBS Vila São Paulo – 8h às 17h.
Rua Alexandre Herculano, 35 – Vila São Paulo.
Distrito Nacional
UBS Nacional – 8h às 17h.
Rua Benjamin Constant, 701 – Nacional.
Distrito Petrolândia
UBS Campo Alto – 8h às 17h.
Avenida B, 1012 – Campo Alto.
Distrito Ressaca
UBS Arpoador – 8h às 17h.
Rua Mariana, S/N – Arpoador.
CAE Ressaca – 07h às 10h.
Rua Rodrigues da Cunha, 480 – São Joaquim.
Distrito Riacho
UBS Riacho – 8h às 17h.
Avenida Rio Negro, 95 – Riacho das Pedras.
Distrito Sede
UBS Praia – 8h às 17h.
Rua do Registro, 1676 – Praia.
Distrito Vargem
UBS Retiro – 8h às 17h.
Avenida dos Imigrantes, S/N – Retiro.
Estagiário André Fernandes sob supervisão da jornalista Vanessa Trotta
Data de publicação: 27/01/2023