Prefeitura promove mobilização de combate ao Aedes Aegypti

Foto: Secretaria de Saúde

Na quinta-feira (24/2), os Distritos Sanitários Ressaca, Eldorado e Petrolândia receberam ações de conscientização e combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor das arboviroses – dengue, zika vírus e chikungunya.

No Distrito Sanitário Ressaca, houve blitz de conscientização que circulou pelos centros comerciais da região, com faixas, carro de som e folhetos. A passeata começou na praça Primeiro de Abril e passou pelo CCE Ressaca, São Joaquim e outros pontos da área comercial.

Durante a caminhada, os Agentes de Combate a Endemias-ACE e os Agentes Comunitários de Saúde-ACS entregaram panfletos e conversaram com a população, alertando sobre o descarte correto dos materiais e eliminação dos focos do mosquito, sempre incentivando as boas práticas e lembrando que o combate às arboviroses é um trabalho em equipe. Na oportunidade, os agentes também chamaram a atenção para a imunização contra a febre amarela.

Segundo a supervisora geral do distrito, Valquíria Tiago, a mobilização teve um retorno exponencial em relação à população, porque muitos não imaginavam que o índice de infestação estava em alerta. “Trazer para a população que as arboviroses estão entre a gente, que ela está muito ativa nesse momento de muita chuva e sol, foi muito importante. Tivemos um retorno bom, porque as pessoas não estavam tendo noção dessa realidade”, contou.

Contagem está intensificando cada vez mais a campanha contra as arboviroses. “A gente está trabalhando intensamente em cima disso. Os agentes têm feito muitas orientações nas visitas. Estamos nessa luta árdua, mas não iremos parar”, enfatizou a supervisora geral do distrito.

Nos Distritos Sanitários Eldorado e Petrolândia, os residentes contaram com o mutirão de limpeza, que recolheu inservíveis que podiam servir de criadouro para o mosquito. O mutirão de limpeza nos dois distritos continuou nesta sexta-feira (25/2), os caminhões passaram pela área dois determinada por cada regional.

A Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria de Saúde, mantém o trabalho de vigilância contra dengue, zika, chikungunya e febre amarela. As ações começaram nas regionais que apresentaram risco alto para a proliferação do mosquito transmissor das arboviroses, segundo Levantamento de Infestação Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), contudo todas as regionais do município receberão as iniciativas de prevenção e combate.  

 

Repórter: Laura Oliveira