Prefeitura promove ação de combate à dengue, zika e chikungunya no Nacional

Foto: Divulgação Secretaria de Saúde

Contagem se mantém em alerta no combate às arboviroses – dengue, zika vírus e chikungunya. No último fim de semana (12 e 13/2), as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti ocorreram no Distrito Sanitário Nacional. Os agentes de endemias percorreram os bairros Carajás, Pedra Azul, Nacional, Bom Jesus, Caiapós, Xangrilá, Estrela Dalva, Vila Francisco Mariano, Sapolândia e São Mateus, conscientizando a população sobre a importância da prevenção e das boas práticas que devem ser exercidas.

Na sexta-feira (11/2), foi realizado o “pente fino”, ao total 650 residências foram visitadas, além de algumas escolas municipais. Durante a iniciativa no sábado (12/2) e no domingo (13/2), os agentes distribuíram panfletos de conscientização para a população e fixaram cartazes nos comércios, além disso, a ação contou com apoio de um carro de som que circulou pelo território.

Segundo o supervisor de Zoonoses do Nacional, Anderson Nascimento, a ação teve retorno exponencial em relação a compreensão dos habitantes da região, os mesmos entenderam a situação de alerta da região. “O balanço do final de semana é muito positivo, apesar do cenário preocupante que nós encontramos. A receptividade dos residentes foi boa com a movimentação realizada”, contou.

O supervisor de Zoonoses ainda enfatizou que a participação da população nesse processo de combate às arboviroses é essencial. “A participação de toda a comunidade nos cuidados neste período de chuva e calor é imprescindível. A dengue é uma doença de possível prevenção e é dever de todos”.

Dando sequência às ações realizadas no distrito, a partir de amanhã (15/2) até sábado (19/2), será realizado o tratamento focal, a borrifação e o mutirão de limpeza, com objetivo de continuar com a eliminação dos focos do mosquito.

Programação Nacional: 

  • 15/2 a 19/2

–    Tratamento focal;

–    borrifação;

–    mutirão de limpeza.

 

Repórter: Laura Oliveira