Prefeitura e Rotary Club discutem parceria em projeto de atendimento odontológico

Ideia é de articular atuação da prefeitura, de uma instituição de ensino em Odontologia e do Rotary para operacionalizar uma iniciativa que complemente os serviços de saúde bucal já ofertados no município

Na quinta-feira (13), o prefeito de Contagem, Alex de Freitas, e o secretário de Saúde do município, Cleber de Faria, reuniram-se com integrantes do Rotary Club para o início das conversas de formatação de um possível projeto para prestar atendimento odontológico gratuito à população, de forma a complementar a rede de saúde bucal já existente no município. A reunião ocorreu no gabinete do prefeito.

Em linhas gerais, a concepção do projeto envolve a participação do Rotary, com a cessão de gabinetes odontológicos, equipamentos compostos por cadeira odontológica e outros itens; de uma faculdade de odontologia, com a disponibilização de alunos prestes a se formar que prestam o atendimento à população, sob a supervisão de professores; e da prefeitura, com viabilização dos locais para o funcionamento dos gabinetes odontológicos.

Atualmente, a rede de Saúde Bucal do município dispõe de 38 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com equipamentos de saúde bucal, nas quais atuam 48 equipes de Saúde Bucal (eSB). No âmbito da atenção básica, no atendimento individual, há o controle das principais doenças bucais, tais como cárie, doença periodontal (na gengiva) e câncer de boca, bem como cirurgias e atendimentos aos quadros de urgência. Já na atenção bucal especializada, a rede SUS/Contagem conta com os serviços do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e do Hospital Municipal José Lucas Filho (HMC).

O secretário municipal de Saúde Cleber de Faria destaca os próximos passos das negociações: “vamos marcar uma visita técnica para verificar as condições dos equipamentos, para sabermos que adaptações serão necessárias. A partir daí, teremos condições de estimar quantos gabinetes odontológicos seriam necessários, substituindo equipamentos antigos e acrescentando novos equipamentos em locais que possam recebê-los”.

O prefeito Alex de Freitas ressalta que a parceria com o Rotary é muito bem-vinda, tendo o potencial de contribuir para a melhoria das políticas públicas de saúde bucal já ofertadas pelo município: “O controle passa pelos aspectos definidos pela Secretaria de Saúde para melhorar, lá na ponta, o atendimento para a nossa população, seja substituindo equipamentos que já estão antigos ou sucateados na rede, seja criando novos pontos de atendimento, em parceria com uma faculdade e o Rotary. E com a participação do Rotary, a gente ganha mais um parceiro para ajudar a fiscalizar o funcionamento dos serviços e a coibir a politicagem. As políticas públicas devem sempre ser priorizadas”, deixa claro o prefeito.

O presidente da Comissão de Fundação do Rotary Club de Contagem, Aluisio Pêgo de Oliveira, explica que o projeto trabalha com a ideia de articulação entre teoria e prática odontológica e necessidades da população. “O projeto articula a atuação de executivo municipal, universidade e o Rotary para prestar atendimento odontológico gratuito”, detalha Aluisio.

 

Repórter: Carolina Brauer

Foto: Cássio Matias

Data: 14/09/2018