Outubro Rosa: Conscientização da saúde da mulher é referência no Centro Materno Infantil nos 12 meses do ano

Fachada do Centro Materno Infantil (CMI) Juventina Paula de Jesus recebeu iluminação especial em alusão ao “Outubro Rosa”

Centro Materno Infantil (CMI) Juventina Paula de Jesus é reconhecido pela excelência no cuidado da saúde da mulher

A Campanha Outubro Rosa tem como finalidade conscientizar mulheres e sociedade quanto à prevenção e ao controle do câncer de mama e do colo de útero. Neste período, a saúde da mulher ganha destaque mundial. No Centro Materno Infantil (CMI) Juventina Paula de Jesus, esse tema é referência o ano inteiro.

A unidade faz parte do Programa Rede Cegonha que visa melhorar a atenção à saúde materno-infantil por meio de várias ações na assistência ao parto, puerpério e neonatal. Além disso, no CMI, a assistência ao parto está alinhada com práticas de humanização e o estímulo ao aleitamento materno, que é importante para o desenvolvimento do bebê e para a saúde da mãe.

“O aleitamento materno reduz a morbimortalidade infantil e o risco de câncer de mama, de ovários e de endométrio. Pesquisas apontam que, a cada 12 meses de aleitamento, as chances para o aparecimento de um tumor mamário diminuem em 4,3%,” explica a presidente da Comissão Permanente de Aleitamento Materno e enfermeira do CTI Neonatal no CMI, Kátia Barbosa.

Faz parte desta estrutura ainda, a Casa da Gestante, Bebê e da Puérpera (Cagep), que atende gestantes e puérperas que necessitam de vigilância mais frequente, mas não é indicada à internação. As mulheres são acompanhadas por médicos, equipes de enfermagem, técnicos e assistência multiprofissional. Na necessidade de atendimento de urgência, elas são encaminhadas para o CMI, que está a menos de um quilômetro de distância, por meio de veículo que fica à disposição no local ou ambulâncias – Unidades de Suporte Básico (USB) e Suporte Avançado (USA).

É no CMI que são realizadas as cirurgias de laqueadura tubária das contagenses que estão dentro dos critérios do SUS e que já fizeram o planejamento familiar nas unidades básicas de saúde e receberam este encaminhamento.
No âmbito de exames de diagnóstico, o Complexo Hospitalar de Contagem realiza punções aspirativas de mama por agulha fina (PAAF), exame que permite identificar a existência de nódulos por meio de ultrassom. E, também, biópsias de tireoide ou paratireoide para diagnóstico de câncer.

Em setembro, o Centro Materno Infantil iniciou um serviço importante para o público feminino, o procedimento de histeroscopia. O exame é destinado às mulheres diagnosticadas com miomas, pólipos, entre outras doenças ginecológicas. As técnicas aplicadas são minimamente invasivas e sem cortes profundos. Elas são feitas por meio de um equipamento específico que foi adquirido pela unidade. Neste primeiro mês de atendimento, 26 mulheres já realizaram o procedimento.

Outubro Rosa

Em apoio à Campanha Outubro Rosa, o prédio do CMI estará com a iluminação com a cor do tema durante o mês. “Essa ação tem como objetivo transmitir nosso apoio à campanha e despertar o cuidado da saúde da mulher de forma integral,” comentou a gerente do Centro Materno Infantil, Cristiane Rosalina de Oliveira.

São sete refletores de led de 30 watts com películas duplas de silicone no tom rosa. O trabalho foi realizado pela equipe da Engenharia Clínica do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC). Além da iluminação, a entrada principal e alguns setores foram decorados em adesão às ações de conscientização.

 

 

 

Foto: Newton de Castro Rezende

Data: 16/10/2019