Movimento da Luta Antimanicomial é comemorado neste 18 de maio

O movimento caracteriza-se pela luta por direitos das pessoas com sofrimento mental

O Movimento da Luta Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data que remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru (SP), que reuniu mais de 350 trabalhadores. Na ocasião, foi redigido o manifesto que marca o início da luta pela extinção dos manicômios no Brasil. O movimento caracteriza-se pela luta por direitos das pessoas com sofrimento mental.

Contagem possui quatro Centros de Atenção Psicossocial. Os pacientes também são atendidos em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Os cuidados com os usuários da Saúde mental estão ocorrendo de acordo com as normativas previstas para prevenção ao contágio da covid-19, levando em consideração a singularidade de cada caso.

Como qualquer cidadão, pessoas com transtornos mentais, têm o direito fundamental à liberdade, ao direito a viver em sociedade, além do direito a receber cuidado e tratamento, sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos. “Contagem costuma lembrar esta data, promovendo ações no município, como passeata dos usuários e profissionais da Saúde Mental pelas ruas da cidade. Mas, devido à pandemia, não faremos mobilizações presenciais. Deixamos nosso profundo reconhecimento e importância da visibilidade e inclusão do portador do sofrimento mental na comunidade”, destacou o coordenador de Saúde Mental, Rafael Coelho Kalil.

 

Repórter: Nelson Augusto

Foto: Divulgação

Data: 18/05/2020