A prefeita Marília Campos, acompanhada do vice Ricardo Faria, visitou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vargem das Flores, na manhã deste sábado (4/2). Na oportunidade, ela verificou as estruturas da unidade de urgência e conversou com os servidores sobre a gerência do local, que é feita pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH). A UPA Vargem das Flores foi inaugurada, em 2012, pela prefeita Marília Campos, durante o segundo mandato.
Esta é a segunda visita que a prefeita faz as unidades de urgência e emergência do município para ver de perto como andam a prestação de serviços à população e a gestão do IGH – organização social que gerencia o Hospital Municipal de Contagem, o Centro Materno Infantil, o Hospital de Campanha de Contagem e as cinco unidades de urgência e emergência (UPAs) do município.
Em conversa com os servidores, eles relataram algumas dificuldades vivenciadas, como a falta de condições de trabalho e de insumos para a prestação de serviços aos pacientes, além dos atrasos contínuos nos pagamentos dos salários de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os profissionais da saúde informaram ainda que estão inseguros com a situação.
Marília Campos os ouviu atentamente e disse que vai cobrar, mais uma vez do IGH, que realize uma prestação de serviços adequada nas unidades de urgência e emergência do município. Ela informou também que a Prefeitura de Contagem está em dia com os repasses realizados para a organização social. “Os recursos que são de responsabilidade da prefeitura são repassados, regularmente, para que o IGH pague os funcionários e faça a gerência do local e o abastecimento dos insumos. O que vemos aqui não é bom, são muitas reclamações de todos os servidores”, destacou.
A prefeita reforçou que a saúde é uma das prioridades do seu governo e que vai resolver o problema o mais rápido possível. “Peço um pouco mais de paciência aos servidores. Já estamos tomando medidas para que a situação seja solucionada o mais breve. O problema é grave, mas estamos comprometidos em tomar as medidas necessárias para resolver”.
Apesar das condições encontradas na UPA Vargem das Flores, Marília elogiou os servidores pela dedicação ao trabalho e o atendimento humanizado. “Apesar de todos os problemas, da falta de material para trabalhar, falta de salário, de valorização, temos aqui servidores muito comprometidos em fazer seu trabalho e, que se preocupam com a saúde dos moradores de Contagem”, finalizou.
Regularização dos serviços prestados
No mês passado, no dia 20 de janeiro, a prefeita Marília Campos, acompanhada do secretário municipal de Saúde, Fabrício Simões, se reuniu com os gestores do IGH e cobrou melhorias na prestação de serviços à população e a regularização dos pagamentos dos profissionais de saúde, uma vez que os repasses da prefeitura para a organização social estão em dia.
Durante o encontro, Marília ouviu os gestores do IGH e disse que iria acompanhar de perto a gerência das unidades de urgência e emergência. Na ocasião foi feito um acordo, em que a gestão da organização social se comprometeu a regularizar os serviços e resolver as demandas apresentadas pelos servidores.
Repórter Milla Silva
Fotógrafa Janine Moraes