Unidade instala tenda para atender pacientes com sintomas de gripe
A partir desta quarta-feira (6/5), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Ressaca, localizada no bairro Guanabara, contará com um Posto Emergencial de Atendimento para triagem e atendimento a pacientes com sintomas respiratórios.
O posto, assim como outras estruturas semelhantes estabelecidas em outras unidades de saúde do município, tem como objetivo reforçar as medidas preventivas para os casos suspeitos da covid-19, transmitindo mais segurança aos cidadãos.
O posto possui poltronas e cadeiras higienizáveis, posicionadas de forma a respeitar o distanciamento social recomendado pelo Ministério da Saúde. O local comporta um consultório médico, sala de acolhimento para a Enfermagem, sala de coleta e dois banheiros químicos. A estrutura está sendo montada na área externa da unidade e o atendimento ocorrerá 24h.
“Toda unidade já funciona com um fluxo assistencial específico para o atendimento de pessoas com sintomas gripais, conforme recomendações dos órgãos de saúde que visam á segurança da saúde dos profissionais e pacientes,” esclarece a gerente da unidade, Kelly Barros Fortini.
“Buscamos com a separação dos espaços fortalecer ainda mais as medidas preventivas de propagação do coronavírus e deixar todos mais tranquilos quanto à qualidade da assistência à saúde que é prestada na UPA Ressaca,” completa Kelly Fortini.
*De 16 de março, início da restrição social devido à pandemia, até três de maio, a UPA Ressaca realizou 4.553 atendimentos. Deste total, apenas 137 pacientes (3%) foram classificados como casos suspeitos de síndromes respiratórias, os quais podem ter indivíduos suspeitos ou confirmados de infecção por coronavírurs.*
Assistência em tempo de pandemia
Ao chegar na UPA, as pessoas com sintomas gripais recebem máscaras na recepção e aguardam pelo acolhimento com a equipe de Enfermagem e a consulta médica, separadamente dos demais casos que necessitam assistência à saúde.
Equipes assistenciais, já capacitadas, prestarão a assistência à saúde utilizando-se de equipamentos individuais de proteção (EPI), preconizados para estes casos que são: luvas, máscara, gorro e capote.
Repórter: Bruna Alves
Foto: Divulgação
Data: 06/05/2020