Mais de 200 profissionais da Saúde participam de curso sobre o calendário vacinal das gestantes

Foram quatro horas por dia de curso

Também foram dadas orientações sobre dar orientações sobre difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e gripe, as causas, consequências e agravos dessas doenças

Nos dias 3 e 4 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu o curso de Atualização do Calendário Vacinal das Gestantes, direcionado a médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem que atuam na Atenção Básica. “A vacina é dinâmica, está em constante mudança, por isso é importante os profissionais da Saúde estarem sempre bem informados”, destacou a assessora técnica de Imunização da SMS, Fernanda Elisa Ferreira de Almeida.

Mais de 200 profissionais participaram do curso. O objetivo foi esclarecer a importância da vacinação para gestantes, apresentar o calendário de vacinação da mulher dar orientações sobre as doenças (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e gripe), as causas, consequências e agravos. Além disso, sensibilizar os profissionais de Saúde sobre a necessidade da vacinação em todas as etapas da vida.

No período gestacional, a transmissão perinatal, período compreendido entre a 28ª semana de gestação e o 7° dia de vida do recém-nascido, é uma das vias mais comuns de transmissão de doenças. Muitas são passíveis de imunização prévias e evitáveis.

Além da proteção materna, a vacinação de mulheres grávidas garante a proteção do bebê por meio da transferência de anticorpos passivamente, por via placentária ou pela amamentação.

 

Repórter: Nelson Augusto

Foto: Adelcio R. Barbosa 

Data: 04/07/2019