Intervenções nas UBSs vão trazer mais conforto aos usuários e melhorar os atendimentos

Foto: Equipe Semobs

Para melhorar cada vez mais os serviços de saúde ofertados à população, a Prefeitura de Contagem se importa também com a estrutura dos pontos de atendimento espalhados pela cidade. Por isso, seis Unidades Básicas de Saúde – UBSs estão passando por reformas que vão tornar os equipamentos mais acolhedores, seguros e funcionais aos usuários e trabalhadores.

A UBS Vila Diniz, na região Industrial, está na etapa final da intervenção, com revisão de telhado, execução de piso de concreto, contrapiso e piso em cerâmica, além de recomposição e pintura da sala externa, que receberá, ainda, revisão elétrica, ponto elétrico para ar condicionado e instalação de torneiras. 89% dos trabalhos já foram realizados no local.

A reforma da UBS Ilda Efigênia, no bairro São Mateus, inclui a revisão de telhado em telha de fibrocimento, estrutura metálica e cobertura termoacústica, a demolição do piso na área externa, aterro, compactação e execução de novo piso, construção de muro de arrimo, substituição de tela para muro lateral, execução de drywall e pintura. Restam 55% das obras para serem concluídas na unidade de atenção básica.

Também na regional Nacional, a UBS Estrela Dalva está recebendo ações semelhantes, com troca do telhado e do piso da área externa, e benfeitoras como pintura, instalação de pisos e rodapés novos, canaleta para drenagem, e outras manutenções. Esta é mais uma intervenção próxima de ser concluída, com 88% dos trabalhos já feitos.

As UBSs Maria da Conceição e Praia, ambas na Sede, e São Luiz, no Petrolândia, passam por reformas nos forros de gesso, telhados e pinturas, com 40%, 80% e 99% de conclusão, respectivamente.

No total, quase 50 mil pessoas são atendidas, diariamente, nas seis UBSs e serão beneficiadas com as revitalizações que estão sendo realizadas nesses equipamentos, que funcionam como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde do município, dos mais simples aos mais complexos.

 

Repórter: Rômulo Abreu