Hospital Santa Helena começa a ser preparado pela Prefeitura para atendimento a casos suspeitos de Covid-19

O Hospital Santa Helena passa a ser administrado pela Prefeitura diante da pandemia de Coronavírus

Será um reforço à estrutura montada no Complexo Hospitalar, UPAs Sede e JK para conter o avanço do Coronavírus

A Prefeitura de Contagem começou a montar um espaço exclusivo para atendimento aos casos suspeitos de Coronavírus. O Hospital Santa Helena, que anunciou nesta semana que fecharia as portas por problemas financeiros, passará a ser administrado pelo Município neste momento de pandemia. A requisição administrativa foi feita na manhã de quinta-feira (2 de abril), em reunião entre o secretário Municipal de saúde de Contagem, Cleber Faria, e os representantes da tradicional instituição de saúde.

A Secretaria de Saúde vai instalar cem leitos clínicos no Santa Helena. O Hospital Municipal de Contagem foi preparado para atender os casos graves do Coronavírus, com 124 leitos de UTI. Com isso, Contagem terá até 231 leitos de acolhimento de casos da COVID-19.

O Município também já adquiriu respiradores mecânicos e se prepara para alugar mais equipamentos. “Contagem se baseou nas normativas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde para desenvolver o Plano de Contingência. Essa preparação é para que não falte assistência aos contagenses que por ventura apresentem os sintomas da doença”, ressalta Cleber Faria.

Com a utilização do Santa Helena como centro de tratamento de casos de coronavírus, a Prefeitura vai evitar a demissão de funcionários do hospital. “Estamos no momento em que precisamos de muitos profissionais de saúde. Alguns profissionais da rede se afastaram por causa da idade ou por pertencerem a grupos de riscos”, destaca o secretário de Saúde.

A tenda na UPA JK começa a funcionar na semana que vem

A tenda na UPA JK começa a funcionar na semana que vem

Além dos leitos clínicos no hospital aportado pela Prefeitura e dos leitos de UTI no Complexo Hospitalar de Contagem, foram abertos leitos exclusivos na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Sede. A UPA JK também passa a contar com uma ala própria de atendimento a casos suspeitos de COVID-19. Uma tenda está sendo montada na parte externa, para que os pacientes possam ser atendidos isolados dos demais casos. A previsão é que o setor comece a funcionar na próxima semana. “É uma força-tarefa grande. O Município está fazendo a parte dele e a população pode nos ajudar. Nesse momento, a gente consegue reduzir o número de contaminação por meio de isolamento social”, aponta Cleber Faria.

 

A Prefeitura também está montando um posto de atendimento a profissionais de saúde e segurança pública. A unidade começa a funcionar na próxima terça-feira, 7 de abril. Também foi montado um Call Center para que as pessoas com sintomas gripais possam tirar dúvidas sobre o atendimento na cidade. O telefone é 3198-1535.

 

Repórter: Júlio César Santos

Foto: Adelcio Ramos

Data: 03/04/2020