Grupo teatral de Contagem apresenta peça no Seminário Estadual sobre Arboviroses

Grupo teatral “Agente em Cena” durante apresentação na Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC)

“Um mosquito não pode ser maior que toda população”. Com base nessa frase e com objetivo de transmitir a importância dos cuidados que a população precisa ter em relação às arboviroses, o grupo de teatro “Agente em Cena” se apresentou no Seminário Estadual sobre Arboviroses, na Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC).

Com a peça “Minha casa, meu ambiente”, o grupo tratou sobre a dengue, as doenças e a falta de cuidados em casa da população. “Queremos transmitir informação, tratar de doenças que são dadas como comuns, mas que tem solução e mostrar como os cuidados são importantes”, explicou Alexandra de Souza Thomaz, uma das componentes do grupo.

A peça foi encenada durante o seminário, que está sendo realizado entre os dias 12 e 14 de novembro, no auditório da FUMEC. O evento terá ainda palestras que tratarão de temas como vigilância epidemiológica e imunização.

“O Agente em Cena” é um grupo formado por Agentes de Combate às Endemias (ACE), da Secretaria de Saúde Contagem. O grupo de teatro foi criado por iniciativa dos agentes, juntamente com o Programa de Educação e Saúde, há 12 anos.

Arboviroses

São as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos).

 

 

Repórter: Tayna Oliveira

Foto: Adelcio R. Barbosa

Data: 13/11/2019