O objetivo desses encontros é implementar processos de enfermagem que padronizem e deem mais qualidade no atendimento ao paciente
Buscando qualificar ainda mais a assistência prestada pelos profissionais de Enfermagem, as coordenações da categoria do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) vêm se reunindo periodicamente para implementar processos de enfermagem que padronizem e deem mais qualidade no atendimento ao paciente.
Na última segunda-feira (16), o encontrou contou com a participação da PhD em Enfermagem, dra. Tânia Couto Machado Chianca, convidada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais (Coren-MG) para palestrar a respeitos da CIPE (Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem) e Processos de Enfermagem.
“O processo de Enfermagem o tem sido definido como uma forma sistemática e dinâmica de prestar cuidados de enfermagem, que é realizado por meio de cinco etapas interligadas: avaliação, diagnóstico, planejamento, implementação e evolução,” explicou Tânia Chianca. “O registro do que é feito por estes profissionais torna o trabalho mais eficiente e dá qualidade a assistência prestada,” completou.
Participaram as coordenações de enfermagem gerais Centro Materno Infantil (CMI) e Hospital Municipal (HMC), Centro Obstétrico, Pronto Atendimento Pediátrico, CTI Neonatal, Enfermaria Pediátrica, Pronto Socorro, Bloco Obstétrico, CTI Adulto, Clínicas Médica e Cirúrgica, Núcleo de Segurança do Paciente e Educação Permanente.
“Em nossas reuniões estamos estudando e definindo quais referências teóricas e como iremos implementar um Sistema de Atendimento de Enfermagem comum para nossas unidades e profissionais,” esclareceu a coordenadora geral de Enfermagem do HMC, Betânia Claudiano. “O objetivo é que nosso serviço seja quantificado para acompanharmos o que é necessário melhorar mas também o paciente tem um atendimento excelente” reforçou.
Foto: Bruna Alves
Data: 20/12/19