Adolescentes de 10 a 19 anos representam mais de 80% das pessoas que têm indicação mas ainda não se vacinaram contra a doença, que pode matar. Risco de contrair Febre Amarela aumenta com a intensificação das chuvas e o calor intenso
Com o verão chegando, aumenta muito o risco de contração de doenças transmitidas por mosquitos, como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela. No caso da Febre Amarela, é possível se proteger não somente eliminando focos de postura de ovos de mosquitos, interrompendo a cadeia de transmissão dessas doenças, mas também com a vacinação, que é feita gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em suas manifestações graves, a Febre Amarela pode ser letal.
A vacina contra a Febre Amarela segue sendo disponibilizada nas salas de vacina de Contagem, assim como aconteceu durante todo o ano (clique AQUI e veja os endereços). A indicação para a vacinação contra Febre Amarela, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), são as pessoas que têm entre 09 meses e 59 anos de idade.
O horário de funcionamento das salas de vacina é das 8h30 às 16h30. É necessário apresentar o documento de identidade e o cartão de vacinação. Cabe ressaltar que, se o cidadão tiver qualquer tipo de problema de saúde, deve informar ao profissional de saúde.
Em Contagem, a cobertura vacinal acumulada (2007 – 2018) relativa à Febre Amarela é de 84,20%, com 516.811 doses aplicadas nesse período. A meta do Ministério da Saúde é de 95%. A assessora técnica da Central de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Fernanda Elisa Ferreira de Almeida, explica que a grande procura pela vacina contra a Febre Amarela aconteceu somente no período em que a situação esteve crítica, mas que com a diminuição dos casos notificados, a busca pela vacina diminuiu.
“Nesta época do ano, com a chegada do período das chuvas e o calor intenso, é muito importante que todos os que têm indicação estejam vacinados contra a Febre Amarela. É fundamental que quem ainda não se vacinou procure uma unidade de saúde, principalmente os adolescentes, que representam mais de 80% das pessoas que têm indicação e ainda não se vacinaram contra a doença. Hoje, temos uma estimativa de que cerca de 129 mil pessoas em Contagem ainda não se vacinaram contra a Febre Amarela e, dessas, pelo menos 110 mil são adolescentes com idades entre 10 e 19 anos. Vale lembrar que quem já tomou uma dose já está protegido, por isso é tão importante guardar o cartão de vacinas, mesmo os adultos”, adverte a técnica.