Contagem promove ações em prol da saúde das mulheres e busca fortalecer as políticas públicas referentes ao tema
O Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher foi celebrado na terça-feira (28), com o objetivo de conscientizar e chamar a atenção da população para os problemas de saúde das mulheres. A data integra as ações dos cinco Objetivos de Desenvolvimento Humano da ONU – Igualdade de Gênero, que tem como eixo, dentre outros, garantir acesso universal à saúde sexual e reprodutiva.
De acordo com a referência técnica da Saúde da Mulher, Viviane Gade, é necessário cuidado e prevenção, pois são muitas as doenças que atingem as mulheres, sendo que as principais são: câncer de mama, câncer de colo de útero e as doenças metabólicas (hipertensão e diabetes).
A referência técnica explicou que as práticas e ações de prevenção e promoção à assistência à mulher melhoraram muito no acesso aos exames de prevenção (Papanicolau), mamografia e pré-natal de risco habitual. Ela ressalva que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Contagem estão em condições de oferecer esses serviços e atendimentos.
Viviane Gade também falou sobre a celebração da data: “O município de Contagem celebra essa data e busca durante todo ano fortalecer as políticas e ações em prol da saúde das mulheres, inclusive instituiu o Conselho Municipal da Mulher de Contagem, que é o movimento que garante a participação da mulher na discussão das políticas públicas”.
Contagem aderiu ao Programa Rede Cegonha, que visa melhorar a atenção à Saúde Materno Infantil, por meio de várias ações, como melhoria do acesso aos contraceptivos, incluindo a implantação do DIU no pós-parto imediato, a realização do teste rápido de gravidez para iniciar o pré-natal precocemente, testes rápido de HIV e sífilis, realizados na primeira consulta de pré-natal, agilizando o diagnóstico e tratamento.
Além disso, no Centro Materno Infantil (CMI), a assistência ao parto está alinhada com práticas de humanização e o estímulo ao aleitamento materno. O município também conta com a Casa da Gestante e da Puérpera (Cagep), que atende as gestantes e puérperas em situação de vulnerabilidade ou que necessite de vigilância mais frequente. Oferece também, semanalmente, visita guiada ao CMI com o objetivo de familiarizar as gestantes com o ambiente hospitalar em que ela terá o bebê.
Prevenções e cuidados
De acordo com Viviane Gade, os cuidados e prevenções que as mulheres devem tomar são:
– Realização do exame de Papanicolau, para prevenção do câncer de colo de útero;
– Rastreamento do câncer de mama;
– Realização de pré-natal de qualidade;
– Estímulo ao aleitamento materno exclusivo até os 6 meses, e até os 2 anos ou mais complementado;
– Acesso ao planejamento familiar seguro;
– Vacinação;
– Acesso a práticas de vida sexual segura: uso de preservativos;
– Acesso a cuidados e práticas de saúde física e mental;
– Cessação do tabagismo.
Repórter: Lorena Campos (sob supervisão de Lucas Santos)
Data: 30/05/2019