“Cuidando de Quem Cuida” dá orientações aos acompanhantes de pacientes da pediatria do Centro Materno Infantil

As atividades são desenvolvidas por uma equipe multiprofissional

São momentos de relaxamento, roda de conversa, reflexões, escuta das necessidades, acolhimento e orientações sobre os serviços da unidade

Mãe, pai, avó ou avô, tia ou tio. Alguém sempre deve acompanhar as crianças internadas na pediatria do Centro Materno Infantil (CMI) Juventina Paula de Jesus, em Contagem, zelando pela saúde e segurança dos pequeninos. Em meio à rotina de presenciar os procedimentos ambulatoriais, conversar e brincar, os acompanhantes desses pacientes participam, desde junho, nas tardes das terças e quintas-feiras, das atividades do projeto “Cuidando de Quem Cuida”.

São momentos de relaxamento, roda de conversa, reflexões, escuta das necessidades, acolhimento e orientações sobre os serviços da unidade, entre outras ações que duram menos de 30 minutos, nas enfermarias da pediatria. “As atividades são desenvolvidas pela equipe multiprofissional com objetivo de deixar mais leve o dia e reforçar sobre os direitos e deveres do acompanhante,” explica que o coordenador da equipe multiprofissional do Hospital Municipal, Gradyston Malta.

Nesta semana, os familiares do paciente Davi Sena de Oliveira, de 5 anos, receberam a visita da terapeuta ocupacional Handula Janine Simões. Ela deu esclarecimentos sobre a importância do brincar para o desenvolvimento das crianças e informou sobre a atividade semanal, coordenadas pelas residentes em terapia ocupacional.

A mãe de Davi, Flávia Cristina Pereira Justina de Sena, e o avô do garoto, Geraldo Hélio de Oliveira, gostaram das pontuações feiras pela especialista e elogiaram a proposta do projeto. “Estes momentos são bons para tirarmos dúvidas e reforçarmos a prática de algumas ações para o desenvolvimento da criança”, destacou Geraldo.

A assistente social Nayara Antonacci também esteve nas enfermarias da pediatria apresentando os horários dos atendimentos do setor de psicologia e detalhes sobre o serviço na unidade.

O projeto foi iniciado na clínica médica do Hospital Municipal, em maio, a partir das 11h de terças e quintas-feiras, no solário ou no auditório. A recepção positiva dos participantes motivou expandir a proposta para a internação da pediatria. Futuramente será executado em outros setores do Complexo Hospitalar de Contagem e nas Unidades de Pronto-Atendimento.

 

Foto: Divulgação

Data: 05/07/2019