Experiência exitosa de Contagem foi compartilhada no IIIº Congresso Sul Brasileiro de Atenção Domiciliar
Case de paciente com diagnóstico de esclerose lateral atendido no âmbito do programa integra rol de trabalhos apresentados
Uma experiência exitosa de cuidado humanizado em domicílio que vem ocorrendo no âmbito do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Contagem foi compartilhada em um importante evento sobre essa modalidade de promoção à saúde, que é oferecida na moradia do paciente.
O case de Clovis Douglas Rodrigues dos Santos, que é atendido pelo Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), consegue seguir respirando e vivendo com o auxílio de aparelhos na própria casa, apesar dos problemas causados pela Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), e foi tema de reportagem publicada ontem no portal da Prefeitura de Contagem, foi recentemente apresentado no IIIº Congresso Sul Brasileiro de Atenção Domiciliar. O evento aconteceu nos dias 6 e 7 de abril e foi realizado na cidade de Curitiba (PR).
O diretor do SAD Contagem, Joanilson Santos Guimarães, esteve presente no congresso, representando a equipe de Atenção Domiciliar do município. O evento contou com apoio da Organização Pan-americana da Saúde (Opas), da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (SGTES) e da Coordenação Geral de Atenção Domiciliar (CGAD), ambas do Ministério da Saúde.
O SAD Contagem vem recebendo o reconhecimento da comunidade de saúde no Brasil em diversas oportunidades, como no ano passado, quando integrou as filmagens de experiências exitosas país afora premiadas na “14ª Mostra Brasil, aqui tem SUS” ocorrida no 33º Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Saiba mais sobre o SAD
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Contagem beneficia pacientes com condições clínicas de se submeter a tratamento relacionado a clínica médica, pediatria e ortopedia no próprio domicílio. Esses pacientes são encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pelas Unidades de Pronto-Atendimento (Upas), pelo Hospital Municipal José Lucas Filho ou por Hospitais da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
Os benefícios da desospitalização estão relacionados à diminuição do risco de contrair infecções hospitalares recebendo os cuidados no conforto do lar, possibilitando que familiares e/ou cuidadores responsáveis pelo acompanhamento dos pacientes encaminhados ao SAD não precisem se deslocar até uma unidade de saúde para prestar esse auxílio. Há também os benefícios psicológicos: a desospitalização contribui para evitar sentimentos como estresse e depressão, frequentes no ambiente hospitalar.
A avaliação de quem atende aos critérios de elegibilidade do programa é feita pela equipe do SAD do município e se baseia na Portaria nº 825, de 25 de abril de 2016, que redefine a Atenção Domiciliar no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e atualiza as equipes habilitadas.
Repórter: Carolina Brauer
Foto: Divulgação
Data: 11/04/2018