O secretário Cléber de Faria Silva destaca que o município vai na contramão da maioria que cortou investimentos na saúde
Mais 126 cadeiras de rodas motorizadas começaram a ser entregues pela Prefeitura nesta quarta-feira (27)
O prefeito Alex de Freitas, mais uma vez, coloca Contagem como uma cidade referência em saúde no Estado. Na quarta-feira (27), o município zerou a fila de espera por cadeira de rodas motorizada. Em solenidade realizada na Prefeitura de Contagem foram entregues 25 cadeiras, de um total de 126. As demais serão entregues no Centro Especializado de Reabilitação (CER IV).
José Otto, que aguardava havia um ano a cadeira de rodas motorizada, foi um dos 126 beneficiados. Ele não escondeu a emoção e agradeceu por essa ação que zerou a fila de espera: “Ela é uma maravilha! Deus abençoe o prefeito Alex”.
O secretário de Saúde, Cléber de Faria Silva, destacou que o feito de Contagem vai na contramão de outros municípios que cortaram o investimento na saúde. “Com o esforço e sensibilidade do prefeito Alex de Freitas, zeramos a fila de espera por cadeiras de rodas motorizadas, mesmo em momento de crise econômica. Somente o Estado deixou de repassar mais de 270 milhões a Contagem”, afirmou.
Projeto Mover
A ação faz parte do programa “Mover – Movimento em favor da vida”, criado em 2017 pela Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O programa alcançou o objetivo de zerar a fila de usuários beneficiados com cadeira de rodas motorizada. Desde 2017, a ampliação de políticas públicas para inclusão tornou Contagem o município referência no estado na implementação de políticas de inserção social. Nos anos de 2017 e 2018, a Prefeitura de Contagem entregou 131 cadeiras de rodas motorizadas, num investimento de R$ 655 mil.
Os beneficiados pelas cadeiras motorizadas receberam diagnósticos ou fazem, no CCE Iria Diniz, tratamento de lesão medular, paraplegia (perda de controle e sensibilidade dos membros inferiores), tetraparesia (perda parcial da motricidade nos quatro membros) e distrofia muscular.
Caso o usuário necessite de uma cadeira de rodas comum ou motorizada deverá se encaminhar até a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência e passar por avaliação médica.
Repórter: Lucas Santos
Foto: Fábio Silva
Data: 27/02/2019