Contagem repassa conhecimentos do Serviço de Atendimento Domiciliar a Congonhas e Sete Lagoas

Os visitantes passaram o dia na Secretaria de Saúde de Contagem

Referência nacional, o SAD conta com sete equipes e capacidade para atender 340 pacientes

Servidores das Prefeituras de Congonhas e Lagoa Santa passaram o dia na Secretaria Municipal de Saúde de Contagem aprimorando os conhecimentos sobre o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD). A visita foi dividida em duas atividades. De manhã, eles participaram de uma palestra ministrada pelo diretor de Atenção Domiciliar, Erivelton Cordeiro Carvalho. À tarde, puderam conhecer na prática como são feitos os atendimentos aos pacientes.

A Prefeitura de Lagoa Santa está aprimorando o serviço, enquanto Congonhas se prepara para implantar o atendimento domiciliar. As técnicas repassadas por Contagem vão contribuir para o início dos trabalhos na cidade. “Como Contagem é uma referência, viemos aqui para aprender um pouco mais. Esperamos que seja a primeira visita de muitas que estão por vir”, destacou Alice Henriques da Silva Teixeira, coordenadora do programa “Melhor em Casa”, de Congonhas.

O SAD de Contagem é referência no Brasil e já recebeu vários prêmios. “O trabalho é referenciado pelo Ministério da Saúde, então, quando surge algum Município interessado em implantar ou reformular o serviço, ele procura o Ministério da Saúde, que nos aciona para darmos suporte a esses Municípios”, destacou Erivelton Carvalho.

O SAD é uma ação do Ministério da Saúde para a desospitalização de pacientes em condições de seguir com tratamento em casa. Contagem conta com sete equipes e capacidade para atender até 40 crianças na pediatria, 40 pessoas na ortopedia, 20 em cuidados paliativos e 240 na clínica médica, totalizando 340 pacientes.

 

Repórter: Nelson Augusto 

Data: 03/06/2019