Quem ainda não se vacinou contra a Covid-19 ou precisa tomar alguma dose do imunizante terá mais uma oportunidade neste sábado (19/3), no super mutirão de repescagem. Serão 17 Unidades Básicas de Saúde – UBSs, sendo pelo menos duas por distrito, abertas das 8h às 16h para atender a todo o público. A expectativa é vacinar cerca de 6 mil pessoas.
A Prefeitura tem promovido a maior campanha de vacinação da história de Contagem. Várias ações foram realizadas para que a cobertura vacinal contra a Covid-19 chegue ao patamar mais alto e garanta, além do acesso à vacina, a segurança da população no enfrentamento da pandemia.
O mutirão no fim de semana é mais uma iniciativa para que as pessoas tenham condições de colocarem as doses da vacina em dia e também garantir meios para o aumento da vacinação das crianças de 5 a 11 anos e dos adolescentes. A partir do dia 11 de março, a Prefeitura passou a exigir a apresentação do cartão de vacina atualizado de crianças e adolescentes nas escolas em que estão matriculadas no município.
Os dirigentes escolares comunicarão ao Conselho Tutelar caso a criança ou o adolescente não esteja vacinado. Caberá ao Conselho Tutelar orientar as famílias sobre a vacinação dos menores sob seus cuidados e adotar as medidas cabíveis. Portanto, os pais e familiares podem aproveitar o mutirão de sábado e levar as crianças para se vacinarem contra a Covid-19. A vacina é segura e salva vidas.
A repescagem será para o público que está com a dose de reforço atrasada, bem como para quem ainda não tomou a primeira e a segunda dose do imunizante. Também será aplicada a segunda dose da vacina pediátrica da Pfizer que estava em falta no município e chegou nesta quinta-feira (16/3).
Contagem aplicou mais de 1,2 milhão de doses das vacinas contra a Covid-19. Até ontem (15/3), 73% da população geral completou o esquema vacinal e 50% tomaram a dose de reforço. Entre as crianças de 5 e 11 anos 63% receberam a primeira dose e 12% a segunda dose.
Já vacinou? Falta alguma dose? Venha para o super mutirão de repescagem da vacinação contra a Covid-19.
Confira o público atendido no mutirão deste sábado (19/3):
Requisitos para a vacinação das crianças de 5 a 11 anos:
Requisitos gerais para a primeira e segunda doses:
Requisitos para a vacinação dos adolescentes:
Requisitos para a vacinação da dose de reforço das pessoas a partir de 18 anos:
Requisitos para a vacinação da 4ª dose das pessoas com alto grau de imunossupressão acima de 18 anos:
São considerados para a vacinação pessoas com imunodeficiência primária grave, que fazem quimioterapia para câncer, transplantados em uso de drogas imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids, em uso de corticóide em doses >20mg de prednisona ou equivalente por 14 dias ou mais, em uso de drogas modificadoras de resposta imune, pacientes em hemodiálise, pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).
Confira abaixo os locais de vacinação do mutirão deste sábado (19/3):
Distrito Eldorado
Industrial
Nacional
Petrolândia
Ressaca
Riacho
Sede
Vargem das Flores
Repórter: Vanessa Trotta