A campanha de vacinação realizada neste sábado (27/2) tem o objetivo de aplicar a segunda dose da vacina contra covid-19 em idosos a partir de 90 anos que receberam a primeira no dia 13 de fevereiro e imunizar idosos acima de 86 anos cadastrados no site da Prefeitura de Contagem. CLIQUE AQUI PARA O CADASTRAMENTO.
A prefeita Marília Campos, acompanhada do vice-prefeito, Ricardo Faria, do subsecretário de Atenção Básica, Joanilson Guimarães, e equipe de governo, visita, neste momento, algumas unidades de saúde das regiões do Nacional e da Ressaca.
Na UBS do Nacional, a prefeita informou que a unidade atende em torno de 8 mil pessoas por mês e que tem o quadro de médicos e enfermeiros completo. “É uma unidade básica que tem feito um bom atendimento e, por isso, tem o reconhecimento da população. O dia de vacinação está movimentado. Estamos dando a segunda dose para a população acima de 90 anos e já estamos vacinando os idosos acima de 86 anos que se cadastraram”, disse.
Segundo Marília, o município tem feito a parte dele para vacinar o mais rápido possível os públicos prioritários. Também Contagem aguarda mais imunizantes do governo estadual para ampliar a vacinação para outras faixas etárias. “A nossa agilidade existe. O que não existe é dose de vacinas suficientes para vacinar em massa a nossa população”.
Para a vacinação do público-alvo deste sábado, Contagem recebeu 3.510 doses da vacina CoronaVac. Foram disponibilizadas 28 salas de vacinação e o atendimento por drive-thru para as pessoas com dificuldade de locomoção ou que não quiserem sair do veículo.
Está sendo exigido dos idosos o cartão de vacina com comprovante da primeira dose, o documento de identidade com foto e CPF, e se possível, um comprovante de endereço.
Aqueles que não puderem comparecer ou estão acamados terão a oportunidade de agendar a vacinação durante a semana. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde farão uma busca ativa para identificar quem recebeu a primeira dose e não compareceu para receber a segunda.
Dia “D”
No primeiro o “Dia D” de imunização contra a covid-19 realizado no último dia 13 de fevereiro, Contagem vacinou um total de 1.363 idosos acima de 90 anos.
A vacinação se estendeu até o dia 19 de fevereiro para esse público-alvo nas salas de imunização do município. Os idosos de 89, 88 e 87 anos devem aguardar as orientações da Secretaria Municipal de Saúde para receber a segunda dose.
A prefeitura continua cadastrando os idosos a partir de 85 anos para receberem a vacina, que deverá ser agendada.
Vacinação contra a Covid-19
Ao todo, o município recebeu 28.576 doses das vacinas contra a covid-19.
O município está vacinando o público prioritário de trabalhadores da saúde, idosos moradores de Instituições de Longa Permanência, pessoas com deficiência acima de 18 anos em lares inclusivos e idosos a partir de 87 anos.
O restante da população deverá aguardar a divulgação do calendário de vacinação, público-alvo e locais para as próximas fases, que serão amplamente divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio das redes sociais da Prefeitura de Contagem.
Repórteres Robson Rodrigues e Cristiane Oliveira
Fotografia Ronaldo Leandro