Foto: Adelcio Ramos Barbosa
O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, abriu nessa quarta-feira (12), a Semana de Entrega das 170 cadeiras de rodas ‘padrão’
Desde 2017, a ampliação de políticas públicas para inclusão, tornou Contagem o município referência no estado na implementação políticas públicas de inserção social. Wallison Silva com sorriso e carisma é prova o quanto a inclusão é fundamental. Desde 2012, ele aguardava uma cadeira de rodas nova que contribuísse para sua acessibilidade e autonomia.
“Agradeço ao prefeito Alex de Freitas, que teve sensibilidade e retomou a entrega de cadeiras de rodas em Contagem”, afirmou Wallison. Ele foi um dos convidados que participou de uma ação que comprova o aumento de políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência no município.
O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, abriu nessa quarta-feira (12), a Semana de Entrega das 170 cadeiras de rodas ‘padrão’. Desde 2013, Contagem não entregava cadeira de rodas padrão. A ação tem como objetivo atenuar a fila de espera pelo equipamento. Foram atendidos usuários que precisavam de cadeiras de rodas novas, e aqueles que receberam cadeiras de rodas motorizadas, mas que precisavam de uma cadeira padrão (por ser mais leve e de fácil transporte) para irem a uma consulta, por exemplo.
Prioridades sociais
O prefeito Alex de Freitas destacou que com mais essa ação voltada para a pessoa com deficiência, o governo atende aos anseios do município. Ele ressaltou que o país e o estado sofrem as piores crises econômicas e políticas dos últimos anos, mas Contagem não fugiu da responsabilidade.
“Recebemos críticas pelas luzes de natal, porém um governo sério deve ter prioridades, e as nossas foram abrir o CER IV, reformar escolas e unidades de saúde, comprar uniforme e material escolar, fazer a entrega de cadeiras de rodas padrão e motorizadas, entre outras ações”, destacou o prefeito.
Alex de Freitas ressaltou que enquanto municípios fecham unidades de saúde ou travam investimentos, Contagem está na contramão da história. “Todo governo faz escolhas e as nossas foram pelas que atendem ao social. Mesmo sem o repasse do Estado, Contagem mantém os investimentos na saúde e educação”, finalizou Alex.
O secretário municipal de Saúde, Cleber de Faria Silva, reforçou dizendo que Contagem quebra alguns conceitos. “Primeiro, crise nem sempre significa cortes de investimentos, o município não parou de investir no que é prioritário. Segundo, que a saúde não é feita só no consultório. 170 usuários demonstram o quanto a cadeira de rodas é importante para o bem-estar social, qualidade de vida e acessibilidade, isso também é saúde”, concluiu o secretário.
Cadeiras de Rodas Motorizadas
Pela primeira vez na história de Contagem, usuários receberam cadeiras de rodas motorizadas. No total, 128 foram beneficiados. Em 2017, foram entregues 58 cadeiras, já em 2018, o número chegou a 70. O investimento da Prefeitura de Contagem é de cerca de R$ 600 mil.
Os beneficiados pelas cadeiras motorizadas receberam diagnóstico ou fazem no CCE Iria Diniz tratamento de lesão medular, paraplegia (perda de controle e sensibilidade dos membros inferiores), tetraparesia (perda parcial da motricidade nos quatro membros) e distrofia muscular.
CER IV
Localizado no bairro Europa, na Regional Sede, o Centro Especializado em Reabilitação Tipo IV (CER IV) tem capacidade para atender cerca de 700 pessoas por mês. O Centro Especializado em Reabilitação é incluído na categoria IV, por atender quatro tipos de deficiência: física, visual, intelectual e auditiva. Inaugurado em cinco de novembro, o centro foi aberto a população, após treinamento dos profissionais, em 19 do mesmo mês.
A primeira prótese de braço
Em 23 de novembro de 2018, Antônio Marinho entrou para história. Antônio foi o primeiro morador de Contagem que recebeu uma prótese de braço. O morador do Riacho aguardava a prótese desde 2015. Antônio perdeu o braço em um acidente de carro. O morador que necessita de uma órtese ou prótese deverá se encaminhar até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Repórter: Carolina Brauer
Foto: Adelcio Ramos Barbosa
Data: 12/12/2018