Contagem intensifica ações para prevenção e combate do carrapato estrela

Representantes das secretarias de Saúde, Meio Ambiente e Obras e Serviços Urbanos vistoriaram, nesta terça-feira (5), um córrego e um terreno no bairro Boa Vista, na região Nacional. Em 2019, os locais foram os principais focos do carrapato estrela, vetor da Febre Maculosa.

O superintendente de Vigilância em Saúde, José Renato de Rezende Costa, ressalta que com a chegada do tempo seco, período propício para a proliferação do carrapato, as atuações serão intensificadas na região. A previsão é que, na próxima semana, serão realizadas uma operação conjunta no local.

José Renato destacou que “por meio de uma ação intersetorial que envolverá as três secretarias (Saúde, Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos) será realizada a limpeza do local, com capina e roçamento, além da borrifação das casas próxima ao terreno.”

Em 2019, foram registrados 179 casos da Febre Maculosa. Em 2020 (até o mês de maio, apenas dois casos.

Entenda o caso

Há cerca de um ano, 128 pessoas tiveram contato com a área considerada foco do carrapato. O local tem cerca de 35 casas e nos fundos das residências passa o córrego. Desde então, a Prefeitura de Contagem mantém ações contínuas no local de vigilância.

Ao longo de 2019, a prefeitura realizou diversas ações de combate e prevenção à Febre Maculosa, entre elas, a limpeza do terreno e borrifação das casas. Além disso, foram recolhidos cavalos para limpeza e realizadas ações de conscientização com os moradores.

 

Repórter: Lucas Santos

Foto: Divulgação

Data: 07/05/2020