Foto: Fábio Silva
Chegou a vez das crianças receberem ações educativas e de conscientização sobre o combate às arboviroses – dengue, zika vírus e chikungunya – no município. O grupo de teatro “Agente em Cena”, por meio da peça “A batalha do Aedes x Covid” vem percorrendo as escolas e os Centros Municipais de Educação Infantil – Cemeis, com objetivo de demonstrar de forma didática ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, além da prevenção e das boas práticas que devem ser adotadas para evitar doenças.
O espetáculo lúdico, no qual os artistas são os próprios agentes comunitários de endemias – ACEs, conta com muita música e diversão. Dayse Assunção, dirigente do Cemei Mundo Maior, no Nacional, que recebeu a peça nesta semana, afirmou que esse momento de interação é muito importante para as crianças e que essas ações educativas, quando feitas em conjunto, têm grande impacto nos pequenos e nos familiares.
“Quando fiquei sabendo desse trabalho, tive vontade de abraçar essa causa, principalmente, pelo fato da comunidade aqui já estar com casos de dengue. Então, quando trabalhamos com as crianças, com certeza, elas conseguem passar informações para os pais. Essas ações contribuem para levar a mensagem adiante. Essa parceria é fundamental.”, ressaltou a diretora.
Essa é mais uma das intervenções da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizadas em Contagem no combate às arboviroses. A estratégia tem o propósito de que as crianças levem para casa o que aprenderam por meio do espetáculo, chamando atenção das pessoas que estão a sua volta, sobre a importância de ficarem atentas às doenças e tomarem os devidos cuidados para evitá-las.
O grupo “Agente em Cena” começou as apresentações nas regiões que apresentaram alerta em relação às arboviroses, após o Levantamento de Infestação Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), o controle do número de casos e das ovitrampas.
Repórter: Laura Oliveira