A manutenção deste insumo é fundamental para o desempenho dos colaboradores na assistência e a garantia da segurança e qualidade do trabalho
O Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) recebeu uma nova remessa do enxoval hospitalar para uso de paciente e colaboradores, no início de março. O vestuário e materiais são fundamentais para a segurança do paciente e trabalhador, pois visa manter a higiene e a prevenção de infecções microbiológica.
Ao todo o enxoval soma 400 conjuntos privativos para uso dos colaboradores, 1.500 lençóis de cama, 100 camisolas trespassada, 100 bermudas, 700 metro de flanela, 100 lençóis de maca e 300 lençóis da pediatria que serão utilizados no Hospital Municipal de Contagem José Lucas Filho e Centro Materno Infantil Juventina Paula de Jesus.
O uso da vestimenta hospitalar pela equipe assistencial é garantida pela NR32 que prevê seu uso apenas em ambientes de acesso restrito e especializado nas unidades hospitalares, por exemplo: blocos cirúrgicos e obstétricos, CTI’s, como meio de proteção individual dos profissionais. As peças não devem ser usadas pelo profissional fora do estabelecimento, elas são higienizadas por uma empresa especializada e entregues limpas a cada plantão.
“A manutenção deste insumo é fundamental para o desempenho dos colaboradores na assistência e a garantia da segurança e qualidade do trabalho” destacou o coordenador da Hotelaria do CHC, Elônio Gomes.
Serviço de Rouparia
O CHC possui um setor responsável pela separação, distribuição e coleta de todo o enxoval dentro da unidade. A equipe é formada por 19 colaboradores com apoio de quatro profissionais da Conservo. O funcionamento é 24h por dia, por meio de plantões de 12h. Em um mês são movimentadas cerca de uma tonelada de roupas pela Hotelaria do CHC.
Texto e Foto: Bruna Alves
Data: 26/03/2020