Espaçamento adequado entre as cadeiras foi implantado no refeitório para a segurança dos usuários diante da pandemia do novo coronavírus
Mês é dedicado à conscientização do trabalhador sobre a sua própria segurança no ambiente profissional
No Abril Verde, alusão ao mês dedicado à conscientização da segurança do trabalho, as equipes do Núcleo de Segurança do Paciente e do Serviço de Nutrição e Dietética, do Complexo Hospitalar de Contagem, realizam ações em apoio à campanha.
Em uma delas, o refeitório ganhou uma nova comunicação visual com o objetivo de auxiliar no cumprimento do distanciamento social em razão da pandemia do novo coronavírus. Já no corredor principal do hospital, foi instalada uma trilha para que os principais pontos da segurança do paciente sejam repassados e evidenciados na instituição.
“Com estas medidas os trabalhadores aprimoram as boas práticas para um trabalho seguro e minimizando a transmissão e infecções. O objetivo é conscientizar o colaborador para que rotinas simples tenham a segurança ao trabalhar, pois se temos um paciente seguro, temos um profissional igualmente seguro”, reforçou a coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente, Sara Regina Ferreira.
Entre as principais medidas preventivas contra a transmissão pelo coronavírus está o distanciamento social, que é respeitar o espaço de um metro e meio entre cada pessoa. Com isso, as mesas em que os colaboradores realizam suas refeições (café, almoço e jantar) foram adesivadas, assim como a fila de acesso ao refeitório e a rampa de alimentação.
Cadeiras já haviam sido retiradas do local, visando diminuir o número de pessoas ao mesmo tempo em um só local. Informativos e orientações estão espalhados no refeitório para lembrar o trabalhador de, por exemplo, não usar uniformes de setores fechados e também equipamentos assistenciais; o uso do equipamento celular não é permitido durante as refeições; a lavagem de mão e a higienização com álcool em gel em todos os momentos necessários.
“Estamos fazendo nossa parte quanto à orientação com os nossos colegas para deixar estas mudanças mais fáceis,” completou a coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética, Denise Soares.
Abril Verde
Abril foi o mês escolhido para o movimento de segurança do trabalhador como uma referência ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, celebrado no dia 28 de Abril de 1969, data na qual uma explosão em uma mina da cidade de Farmington, na Virgínia (EUA), resultou na morte de 78 trabalhadores.
O movimento conta com a participação voluntária e espontânea de pessoas no Abril Verde para apontar a necessidade da implantação de uma nova cultura, com foco para criar meios de prevenção contra acidentes e doenças relativas ao trabalho.
Texto e Foto: Bruna Alves
Data: 22/04/2020