Com ampliação da estrutura, UVZ foi reinaugurada em setembro de 2018
Número de castrações foi ampliada com reestruturação da Unidade de Vigilância de Zoonoses, além de ações para a guarda dos animais
A castração e a guarda responsável são apontados por especialistas como os métodos mais eficientes para o controle populacional de cães e gatos, evitando os problemas de saúde pública relacionados aos animais de rua. Em Contagem, a atual gestão está ampliando ações que tornam o Município referência em Minas Gerais nesta área.
Essa política pública era um dos compromissos de campanha do prefeito Alex de Freitas. Estima-se que haja cerca de 85 mil cães e gatos (entre domiciliados, semidomiciliados e errantes) em Contagem.
De janeiro a outubro de 2016 foram feitas 1.217 castrações, quando os procedimentos foram suspensos. Em 2017 as castrações foram gradativamente retomadas. Em março, quando passaram a ser feitas 200 por mês no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foi anunciada a meta de no mínimo 400 cirurgias mensais. O número passou para 431 em maio e 424 em junho, 424.
E em setembro, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu mais um importante passo ao implementar o serviço de cadastramento online de esterilizações de cães e gatos. Foi inaugurada a reforma e ampliação do CCZ, que passou a se chamar Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVS). Foi uma iniciativa inédita em toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
É importante destacar que o serviço de castrações de cães e gatos da Prefeitura de Contagem segue as determinações da Portaria n° 8.075, de 11 de setembro de 2017, que estabelece os critérios da triagem de aprovação ou deferimento das esterilizações.
Repórter: Carolina Brauer
Foto: Adelcio Ramos Barbosa
Data: 27/12/2018