CER IV adota teleconsultas e mantém atendimento aos usuários

Os profissionais do centro seguem um protocolo, ligam para os usuários no mesmo horário em que seria a consulta normalmente. Além de manter o atendimento, a iniciativa reforça o vínculo do paciente com o profissional
Com o objetivo de continuar os atendimentos durante a pandemia da covid-19, o Centro Especializado em Reabilitação (CER IV/Contagem) adotou, desde maio, o sistema de teleconsultas. A ação segue uma portaria do Ministério da Saúde para regulamentar atendimentos a distância durante a pandemia.
A teleconsulta, além de manter pacientes em casa, principalmente os que fazem parte do grupo de risco, desafoga o sistema de saúde. Os atendimentos realizado pelas teleconsultas podem ser feitos por computador, tablet ou até mesmo via telefone.
A gestora de saúde, Daniela Teodoro, ressalta que todos os usuários que realizam acompanhamento semanal no CER IV são contactados pelos profissionais que os atendem. Segundo Daniela, os profissionais seguem um protocolo, ligam para os usuários no mesmo horário em que seria a consulta normalmente. “Primeiramente, os profissionais conversaram com a família ou com os usuários para orientar como funciona a teleconsulta e esclarecer dúvidas. Tivemos muita adesão. Os usuários agradecem pela iniciativa que, além de manter o atendimento, reforça o vínculo com o profissional”, destacou a gestora do CERIV.
Daniela informou que uma minoria não aderiu a teleconsulta, neste caso, é feito o telemonitoramento. “Ligamos uma vez na semana para saber se mudou de ideia em relação à teleconsulta e passamos orientações básicas”. A gestora do CERIV lembra que a teleconsulta é realizada com usuários que já são acompanhados pelo CER IV. “Não podemos fazer telemedicina (o primeiro atendimento), a primeira consulta presencial é só em casos de urgência,” reforça.
Consultas presenciais
Daniela destacou que alguns atendimentos são realizados presenciais, seguindo as normas de precauções, pois não são possíveis via teleconsultas. Além de urgência e emergência, os serviços de psiquiatria, neurologia, fisioterapia respiratória, ostomia, reabilitação auditiva e consultas com otorrino.
Medidas adotas pelo CER IV
Foram afixadas em local de ampla visibilidade ao público informações como:
• Uso obrigatório de máscara nos estabelecimentos do CER IV;
• Reorganização das cadeiras da recepção e isolamento de algumas para garantir o distanciamento;
• Higienizar frequentemente as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel;
• Evitar tocar olhos, nariz e boca, sem higienização adequada das mãos;
• Evitar contato próximo com pessoas doentes;
• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável;
• O profissional deve ficar em casa e evitar contato com pessoas quando estiver doente;
• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Repórter: Lucas Santos
Foto: Divulgação
Data: 15/05/2020