Centro Materno Infantil ganha iluminação especial para celebrar o Agosto Dourado

Durante o mês, ações visam alertar sobre a importância da aleitamento materno e seus benefícios

Por causa das atividades do Agosto Dourado, período dedicado à conscientização do aleitamento materno no Brasil e no mundo, o topo do prédio do Centro Materno Infantil (CMI) Juventina Paula de Jesus, no bairro Cinco, Regional Eldorado, ficará iluminado de dourado durante o mês.

“A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno”, explica a presidente da Comissão Permanente de Aleitamento Materno e enfermeira do CTI Neonatal no CMI, Kátia Barbosa. “O leite materno contém todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares e água que uma criança precisa para se desenvolver, além dos anticorpos e glóbulos brancos que previnem as infecções e as doenças. Além dos benefícios nutricionais que o aleitamento materno pode trazer para o bebê, esse gesto fortalece o elo entre a mãe e o filho e, ainda, melhora a saúde da mulher,” completou Barbosa.

A iluminação conta com sete refletores de led de 30 waltts com películas de silicone na cor da campanha de agosto. O trabalho foi realizado pela equipe da Engenharia Clínica do Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) com o objetivo de chamar atenção de todos que passam pelo local. “Quanto maior for a divulgação, mais chance das pessoas se interessarem pelo assunto, comentarem e participarem. A iluminação ficará na mente das pessoas que associarão imediatamente ao tema”, ressaltou o coordenador da Engenharia Clínica do CHC, Milton Aparecido de Carvalho.

Além da ambientação externa, outras atividades serão promovidas, ao longo do mês, na instituição para trabalhar o tema proposto em 2019: “Empoderar mães e pais para favorecer a amamentação. Hoje e para o futuro”. Internamente, os setores do Complexo Hospitalar foram presenteados com laços dourados.

A programação começou no dia 5 de agosto com a Hora do Mamaço em que mães e familiares participaram da amamentação dos bebês juntos. Na terça-feira (6), um momento de confraternização: o Café Dourado foi oferecido às pacientes do CMI, buscando mais uma vez realizar um bate-papo sobre o aleitamento materno.

Durante todo o mês, as mães que passarem pela maternidade poderão participar do movimento “Cada Mamada um Flash” que consiste em fazer uma foto amamentando o filho ou a filha, com intuito de incentivar mulheres e apoiadores sobre a importância da amamentação nos primeiros meses de vida. Para o registro fotográfico, um suporte imitando uma rede social pode ser utilizado.

No final do mês, um workshop será feito para capacitar os colaboradores e fortalecer as orientações sobre a amamentação e demais benefícios do leite materno.

 
 
 

Foto: Elias Ramos

Data: 07/08/2019