Ação fez parte da abertura das comemorações do mês dedicado à amamentação
Mães com seus bebês e acompanhadas dos familiares participaram nesta segunda-feira (5), da Hora do Mamaço. A ação, realizada no Centro Materno Infantil (CMI) de Contagem, no bairro Cinco, teve como objetivo empoderar mães e pais para favorecer a amamentação e abrir as atividades do Agosto Dourado – mês é dedicado à conscientização do aleitamento materno.
Mãe pela primeira vez, Carmélia da Lapa Alves, 20 anos, esteve presente e colocou o pequeno João Miguel de dois dias para mamar. Como a atividade ocorreu durante o horário de visitas, o companheiro Erenildo de Jesus, 41 anos, e a irmã de Carmélia, Cristiane da Lapa, 29 anos, também acompanharam a amamentação do mais novo integrante da família. “A sensação de ser mãe é inexplicável e amamentar também está sendo muito bom,” comentou Carmélia Alves.
A moradora do bairro Oitis contou que assim que seu filho nasceu, ela recebeu as primeiras orientações sobre amamentação na Maternidade e já começou a alimentar o filho com o próprio leite. “Acho bem importante esta minha função como mãe e é bem tranquilo amamentar. Só em alguns momento que fico preocupada se ele está mamando certinho,” revelou.
A irmã, Cristiane da Lapa tem dois filhos e contou que amamentou eles quando bebês e isso foi muito bom. Ela disse que estará ao lado da irmã para que faça o mesmo com o sobrinho.
Para a presidente da Comissão Permanente de Aleitamento Materno e enfermeira do CTI Neonatal, Kátia Aparecida da Fonseca Barbosa, a família de Carmélia reflete muito bem a proposta do Agosto Dourado que é de trazer mais apoiadores para o aleitamento materno. “Há uma frase que usamos muito para fortalecer este movimento: quem tem peito dá leite, quem não tem dá apoio. Queremos que não apenas neste mês, mas que durante todo o ano, os familiares, as empresas e a sociedade estimulem as mães a amamentarem e valorizem esta alimentação nos primeiros meses de vida do bebê para que haja benefícios tanto para criança como para mulher,” destacou Kátia Barbosa.
Antes do mamaço a mães e familiares tiveram um bate-papo com a enfermeira Maria Lúcia Marques para esclarecer dúvidas e receber orientações. A profissional falou sobre as propriedades do leite e também quanto à importância do vínculo entre a mãe e o filho. Durante o encontro os participantes foram convidados a registrarem o momento com fotos para inspirarem outras mulheres.
Foto: Fabio Gomes
Data: 06/08/2019