A capacitação tem como objetivo treinar os profissionais no manuseio seguro de produtos químicos e a correta aplicação deles em áreas públicas que precisam ser esterilizadas
Nesta terça-feira (7), mais de uma dezena de agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), acompanhados de integrantes da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e da Guarda Civil, iniciaram treinamento intitulado “Desinfecção de Áreas de Grande Aglomeração de Público”, promovido pela Defesa Civil Estadual em parceria com o Exército Brasileiro e Corpo de Bombeiro de Minas Gerais.
A capacitação tem como objetivo treinar os profissionais no manuseio seguro de produtos químicos e a correta aplicação deles em áreas públicas que precisam ser esterilizadas, preservando a segurança de profissionais e da população.
O treinamento está sendo ministrado por militares do Exército Brasileiro e integrantes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil de Minas Gerais. A capacitação ocorre nas dependências do 12º Batalhão de Infantaria Leve (12º BI), em Belo Horizonte. As aulas teóricas foram realizadas nesta terça-feira (7) e terão continuidade na quarta-feira (8). Já as aulas práticas serão ministradas na quinta-feira (9).
Capacitação
A Prefeitura de Contagem investe na capacitação dos integrantes da Saúde e da Defesa Social para que estejam aptos a reproduzir no município as orientações recebidas, caso o serviço de limpeza e assepsia passe a fazer parte do combate à Covid-19, e áreas da cidade com essas características possam receber a higienização.
Conforme o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Samuel Lara, a iniciativa da prefeitura é importante porque os servidores da Saúde e os demais que deverão atuar nesse trabalho precisam de treinamento específico no tocante aos cuidados para lidar com produtos químicos e com o uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPI’s).“São produtos que podem causar reações adversas tanto em quem está aplicando quanto na população”, afirmou.
De acordo com Lara, o treinamento vai proporcionar aos servidores ter acesso às orientações de órgãos de referência no combate à Covid-19, além da Defesa Civil de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiros. “A prefeitura estará capacitando os profissionais com orientações preconizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde (MS), além da Defesa Civil do Estado e do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais”, avaliou.
O coordenador ressaltou que a maioria dos servidores que vão participar do treinamento é da Secretaria de Saúde. Já os agentes da Defesa Civil serão responsáveis pelas orientações aos moradores no tocante às normas de segurança que serão adotadas antes de o trabalho de limpeza ser iniciado e após a finalização do serviço. A Guarda Civil será acionada para isolar os perímetros.
“A Defesa Civil vai avaliar os locais, para um isolamento adequado, e também vai orientar as pessoas quanto à necessidade de evitar as áreas durante a aplicação dos produtos químicos. Após isso, haverá também a necessidade de população não passar pelos locais até o fim do prazo para que os produtos não ofereçam nenhum risco de causar reações adversas”, frisou.
Repórter: Rayder Bragon
Foto: Divulgação
Data: 07/04/2020