Agente em Cena faz apresentação no Restaurante Popular do Eldorado

Grupo teatral chama a atenção das pessoas para a importância de se evitar a proliferação do mosquito e combater as arboviroses

Objetivo foi mostrar que o combate ao Aedes aegypti é responsabilidade de todos, não apenas do poder público

O grupo de teatro Agente em Cena fez, na sexta-feira (10), uma ação de mobilização social no Restaurante Popular do Eldorado para conscientizar a população sobre o perigo das arboviroses. O objetivo foi mostrar que o combate ao Aedes aegypti é responsabilidade de todos, não apenas do poder público.

Moradora de Nova Contagem, Rira Lerbachi se disse surpresa e feliz por saber sobre esse trabalho realizado pelas agentes de saúde e combate às endemias. “Eu achei legal. Venho sempre aqui, mas nunca tinha visto. Achei muito bom. Desperta a gente para o que é a dengue. Tem pessoas que precisam ouvir, precisam desse puxão de orelha”, comentou.

Morador do bairro Coração Eucarístico, em Belo Horizonte, Mateus Pinto Guedes vem muito a Contagem, cidade pela qual tem um carinho especial, e estava bastante satisfeito pelo que presenciou no Restaurante Popular do Eldorado. “Vocês estão de parabéns. Deus abençoe para que o trabalho delas possa ir o mais longe possível. O pessoal tem um lote vago, tem um imóvel fechado e não tem interesse de fazer nada e nem concorda em deixar outras pessoas fazerem algo, e, com esse interesse de vocês em realizar esse trabalho, eles vão ouvir e ajudar também”, afirmou.

Agente de saúde que faz parte da equipe do teatro, Jaqueline Anastácia explicou que o Agente em Cena apresentou o Bloco do Aedes, que parte de uma mobilização social para chamar a atenção das pessoas para a importância de se evitar a proliferação do mosquito. “Cantamos músicas, fizemos coreografia que desperta para todos que a dengue é uma doença grave, que o Aedes aegypti é perigoso e que as arboviroses matam. Então estamos despertando a todos para isso”, disse.

Segundo o administrador do restaurante, Maurício Steiner Júnior, “o restaurante popular é um dos instrumentos da Prefeitura que mais recebe a população diariamente. Então esse tipo de ação é importante pela proximidade que temos com as pessoas aqui”, avaliou. Cerca de 1.800 pessoas passam no local diariamente.

Agente em Cena

Criado há cerca de 14 anos, para promover a educação em saúde, a partir de uma iniciativa de Agentes de Combate às Endemias (ACEs), juntamente com o programa de Educação e Saúde do município, o grupo acabou se desarticulando em 2015. Suas atividades foram retomadas em abril de 2017, na atual gestão. De lá para cá, o Agente em Cena já contabiliza mais de 700 apresentações em locais como escolas públicas e particulares, faculdades, conferências de Saúde, reuniões de bairro e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

 

Repórter: Milla Silva (sob orientação de Lucas Santos)

Foto: Adelcio Ramos 

Data: 13/05/2019