Ação de combate à dengue é realizada na regional Sede

Trabalho é intensificado neste período

Para continuar com as ações de prevenção à dengue, a Prefeitura de Contagem colocou nas ruas , na quinta-feira (5), uma força-tarefa com objetivo de eliminar os focos de dengue na regional Sede e conscientizar seus moradores. Com cerca de 20 profissionais, a ação foi desencadeada devido ao período chuvoso que aumentou o número de casos de dengue na região. Nesse ano, no município, foram 319 casos de dengue notificados, 21 confirmados e 34 descartados.

Os agentes têm orientado a população sobre a limpeza das casas e dos terrenos e que tipos de materiais podem ser descartados: aqueles que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito. Além disso, os agentes estão entregando materiais aos moradores com instruções sobre como agir durante e após a passagem da força-tarefa.

A supervisora geral do Distrito Sede, Imaculada da Conceição, explicou que a ação será prolongada para que uma área maior da região seja beneficiada. “As equipes estão trabalhando muito para atender todos os moradores, passando as informações necessárias para que seja realizada a borrifação. A mesma será feita em quarteirões que foram notificados casos suspeitos e em áreas próximas”, concluiu.

O coordenador de borrifação de Contagem, Ricardo Nascimento, afirmou que o Ministério da Saúde dará o suporte necessário com os equipamentos, materiais, treinamentos e inseticidas. Conforme o Plano de Contingência, desenvolvido para a eliminação dos focos de dengue e cuidados com os pacientes que apresentam sintomas da doença, serão montadas, neste ano, as Unidades Sentinelas: espaços exclusivos para o acolhimento dos pacientes que servirão para agilizar o atendimento e promover conforto aos usuários.

 

Repórter: Tayna Oliveira

Foto: Fábio Silva

Data: 06/03/2020