Manter informações atualizadas em sua UBS é fundamental para que você possa ser comunicado sobre marcação de consultas, exames e cirurgias. Além disso, é preciso ter certeza sobre qual é a unidade que você deve procurar para resolver suas demandas de saúde, para evitar perdas de tempo e aborrecimentos desnecessários

Há quanto tempo você não vai à sua Unidade Básica de Saúde (UBS)? Tem certeza de que permanece a mesma de tempos atrás? Será que seus dados estão atualizados e, para aquela tão esperada marcação de um procedimento, as equipes de saúde da unidade conseguirão localizá-lo através dos dados disponíveis no seu cadastro? E se o seu telefone tiver mudado nesse meio-tempo? É muito importante ter a certeza de qual é a sua UBS de referência e de manter o seu cadastro junto a ela atualizado, para que você possa ser localizado e saiba onde procurar quando tiver necessidades.

É através do contato telefônico que a equipe de saúde comunica o agendamento de consultas, exames e cirurgias marcados. Mas, se o seu telefone não estiver atualizado no seu cadastro, que fica na sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência, isso pode prejudicar a comunicação. Imagine perder aquela tão aguardada consulta especializada por causa de um telefone errado… por isso, é muito importante manter todos os seus dados atualizados na sua unidade de saúde.

E também é importante saber qual é a sua unidade de referência. Se você mudou de endereço, ou se houve alguma reorganização administrativa interna na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a sua UBS de referência pode ter mudado. E se você não sabe mais qual é a sua unidade de referência, isso pode atrasar procedimentos e lhe trazer aborrecimentos. É que para facilitar o planejamento, a organização e a gestão de redes de ações e serviços de saúde, a Portaria nº 2.436/2017, que estabelece diretrizes para a organização da Atenção Básica, determinou que cada UBS atenda à população compreendida em um território específico, território esse que é previamente determinado. Assim, é importante saber em qual território da UBS você está presente.

Para tirar todas essas dúvidas, basta procurar a UBS mais próxima de sua casa, levando um documento oficial com foto e um comprovante de endereço (água ou luz), para que seus dados sejam atualizados e/ou que você possa saber qual é a sua unidade de referência.

Início de ano é época propícia a várias boas iniciativas. Aproveite o período para conferir sua unidade de referência e atualizar seu cadastro! A renovação cadastral e a indicação da UBS de referência são práticas e rápidas.

 

Repórter: Carolina Brauer

Foto: Divulgação

Data: 27/12/2018